terça-feira, 30 de setembro de 2014

DO ZERO # Tem que Ter Fe - Fábio Eichmann,ft Micos Brown

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Superando Limites - Resistência e Palhetada Alternada - Por Jota Sabóia




Lembro que em 1998 em umas das minhas aulas de violão clássico discutíamos sobre alongamentos , resistência e alguns aspectos relacionados a anatomia do corpo e sua adaptação e adequação ao violão.
Todos sabemos que alongamentos antes de começar a treinar violão ou guitarra é muito importante, ter horário de repousar também, já que quando tocamos estamos usando músculos dos braços, antebraço e prestar atenção na postura é essencial.
Neste artigo tentarei reunir um pouco de minha experiência de “Músico + Técnico em Segurança do Trabalho”, afim de chegar a algumas conclusões após pesquisa e resultados pessoais para o desenvolvimento de palhetada alternada para desenvolvimento de velocidade.
Sim , mais o que tem haver Segurança do Trabalho com Música?
Bem amigos, na Segurança do Trabalho nós estudamos uma disciplina chamada Ergonomia que é a adaptação do homem as máquinas ou equipamentos, afim de que se execute as atividades da forma mais segura possível observando os limites e a anatomia do Corpo Humano.
Como tive um vasto estudo de anatomia e após algumas pesquisas na área da Educação Física sobre resistência e desenvolvimento muscular , acho que este artigo pode ajudar e gerar uma nova visão sobre algumas limitações do Corpo Humano e dar algumas dicas de como vencê-las.
Será que a resistência muscular do braço ou antebraço afeta na hora da palhetada?
A Resistência Muscular é a capacidade de um grupo muscular executar contrações repetidas por um período de tempo suficiente para causar a fadiga muscular.
É definida pela habilidade do grupo de músculos exercer um esforço submáximo por um extenso período. Força de resistência pode ser atingida por ambas as contrações, sustentadas (estática) e repetidas (dinâmica). Um programa de exercícios com pesos é o caminho mais eficiente para obter capacidade muscular.

Ao executar a palhetada alternada em exercícios mais longos ou monster licks e frases longas é inevitável não sentir um leve cansaço nos músculos do braço ou ombro da mão que está executando a palhetada. Sendo assim , da mesma maneira que um atleta se prepara para um jogo de futebol, o músico também é indicado estar com o vigor físico em dia.

O ideal é fazer musculação , que além de ajudar e servir para a manutenção da saúde, ter vigor e disposição física pode melhorar sua resistência e assim otimizar a técnica de palhetada alternada.

Não estou falando aqui que está é uma formula para o tal assunto, é apenas uma dica, pois uma das principais limitações que eu tinha era essa, pois eu sentia um cansaço no braço e percebi que se eu aumentasse minha resistência eu iria sentir menos o braço e conseguir executar exercícios por mais tempo.

Já a velocidade é algo Gradual ou seja em graus , você sobe aos poucos.

Pegue um exercício ou lick e comece a executar no metrônomo em um tempo lento e vá aumentando gradativamente, quando estiver executando com segurança sem engolir notas, ai sim vá executando em uma velocidade maior e assim por diante.

Todo resultado é fruto de muito trabalho e disciplina, todos que estão tocando muito bem e conseguindo fazer coisas difíceis evoluíram passo a passo e com muita perseverança e persistência. Não existe fórmula mágica , como diz o Técnico Muricy só existe Trabalho meu amigo , muito trabalho.

Então amigo motive-se mais ainda do que você já está e continue ralando em busca de superar seus próprios limites.

Lembre-se de que a Evolução não é ficar melhor do que os outros e sim superar a você mesmos , seus próprios limites. Se amanhã você tocar melhor do que você está tocando hoje ai sim você estará evoluindo.

Muito obrigado amigos e até mais .

Para Aulas Online via Skype entre em contato por email

Ou pelo Facebook

Jota Sabóia