segunda-feira, 30 de julho de 2012

Entrevista com Kid Vinil - Um Passeio pela História do Rock - por Jota Sabóia

Kid Vinil gravou o programa de Jô Soares no último dia 3 de julho de 2012.
O programa irá ao ar em data ainda a ser divulgada.Confira abaixo a entrevista concedida pelo Kid Vinil ao blog Mestre da Guitarra



Entrevista com Kid Vinil



01) Grande Kid Vinil uma vez achei uma fita K-7 com um nome KID VINIL, foi onde tive a oportunidade de ouvir seu som pela primeira vez. Cresci nessa época ouvindo tudo que me caia a mão. O tempo passa e o público dos anos 80 envelhece junto, e apresenta seu som aos filhos e o público se renova. Começo essa honrosa Entrevista tentando dar um clima nostálgico dos Anos 80. E Para começar a conversa de onde vem o nome Kid Vinil?

Kid: Foi para um programa de rádio no final de 1978, quando eu voltava de Londres cheio de discos de punk e queria fazer alguma coisa em rádio. Consegui um teste na rádio Excelsior e precisava de um pseudônimo pra mim e um nome para programa, daí veio a idéia de “Kosmo Vinil” que era o manager doThe Clash, mas eu não quis roubar o nome do cara e pensei no nome de outro DJ da BBC Kid Jensen e fiz um bem bolado, e virei Kid Vinil. O programa rolou e o apelido acabou pegando.


02) Atualmente quantos discos você possui na sua Coleção? Ainda hoje você compra discos de Vinil?

Kid: Tenho mais de 20 mil vinis, ainda compro vinil, claro. Na Europa eles nunca pararam de fazer vinil e nos EUA também. Compro compactos das bandas novas inglesas de indie rock, americanas, suecas etc... compro vinis antigos e raros em leilões do ebay.Só não compro por aqui nos sebos pois os caras cobram muito caro, prefiro comprar barato no ebay.


03) Recentemente você Lançou o Almanaque do Rock, a convite da Ediouro,o que você sentiu ao receber esse convite?

Kid: Achei ótimo, pois sempre quis lançar um livro, mas de forma independente seria muito trampo pra divulgar e distribuir. O convite veio a calhar e acabei realizando mais um sonho.


4) Embora você já tenha uma muita Bagagem e experiência no Rock, esse trabalho exigiu muita pesquisa? Qual foi a tarefa mais difícil em fazer esse livro?

Kid:Claro que pra tudo que a gente faz é preciso uma certa pesquisa de dados, principalmente em se tratando da história do rock. Mas no geral até que foi fácil. O mais difícil foi resumir muita coisa pra ficar no formato almanaque. Geralmente os Almanaques da Ediouro tem um padrão, não podem haver muitos textos, tudo tem que ser resumido em tópicos. A principio escrevi muito texto mesmo, como se fosse uma história do rock. Depois tive que cortar e enxugar muita coisa pra que coubesse no formato. Deu trabalho, mas valeu a pena!


5) O que o leitor pode achar no Almanaque do Rock, que seja diferente de outros almanaques?

Kid: Essa coisa do texto, mesmo que resumindo acho que esse almanaque conta mais histórias, recomenda discos e não se apega tanto à curiosidades, ele é mais objetivo no que se refere à informação.


6) O Rock em si passou por diversas transformações agregando-se com diversos Estilos, como Blues, Jazz, Clássico e outros. O Rock também passou por diversas fases em Movimentos surgidos a partir dele, influenciando em Forma de vestir, mudança de Comportamento e outros fatores. Na sua visão qual a importância de se Falar de Rock para a geração atual.

Kid:Acho que a história do rock é algo envolvente, sempre curti ler a respeito desse contexto histórico. Acredito que isso é interessante pra despertar no jovem o interesse em descobrir coisas de outras décadas e através disso acrescentar a eles um certo background.


7) Resumidamente, vamos falar um pouco do Rock dos últimos 50 anos. Para você quem foram os Grandes nomes dos anos 50?

Kid:Chuck Berry,Jerry Lee Lewis. Bo Didley,Fats Domino,Little Richard,Buddy Holly,Carl Perkins,Bill Halley e naturalmente o rei Elvis Presley.


8) O Rock dos anos 60 surgiram os Beatles e os Rolling Stones, Yarbirds, The Who e outros. O que houve de interessante nessa época?

Kid:A chamada invasão britanica foi a melhor coisa que aconteceu no rock depois do estouro de Chuck Berry e Elvis nos anos cinqüenta.

O rock tomava outro formato através das bandas britânicas, o blues vinha de outra maneira com The Animals, Yardbyrds e mesmo com os Stones. Tudo era novo e criativo, os ingleses pegaram as influencias americanos (blues e rock and roll) e criaram uma nova forma de se fazer rock.


9) O uso Drogas levava os jovens há um estado alterado de percepção e a música foi influenciada por esse consumo surgindo o Rock Psicodélico. Fale um pouco sobre isso.

Kid:O ácido lisérgico foi a droga que dominou a juventude em San Fancisco na California. Dali surgiram Jefferson Airplane, Gratefull Dead e toda aquela geração Monterey e Woodstock, foi um delírio de drogas e musica alucinante. A era psicodélica é um dos momentos mais fascinantes do rock.


10) Para muitos Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band, em 1967 é considerado o nascimento do rock progressivo (que não se prende a nenhum conceito predefinido, baseado na experimentação e no ineditismo). Divide esta glória com um outro álbum, curiosamente gravado no mesmo estúdio e ao mesmo tempo, The Pipers At The Gates Of Dawn, da banda Pink Floyd, que havia ficado famosa pelas suas performances audiovisuais no underground londrino, capitaneada pelo gênio movido a LSD de Syd Barret.

Falando então em Rock progressivo o que define esse estilo.

Kid:Acho que a partir da experimentação dos discos psicodélicos conceituais como os citados e mais o primeiro do Moody Blues ou bandas como The Move e The Nice.Tudo isso deu margem a criação de um novo estilo usando referencias de música clássica (Jethro Tull,Yes e Emerson Lake & Palmer) ou até mesmo jazz (King Crimson. PFM, Soft Machine). Foi inicio de uma era de músicos virtuosos (Keith Emerson, Rick Wakeman, Steve Howe e Robert Fripp).


11) Jimi Hendrix criou uma nova sonoridade e ampliou definitivamente o papel e os recursos da guitarra elétrica no rock. O que tinha de especial no som de Jimi Hendrix?

Kid:Todo guitarrista tem um estilo especial, vide Eric Clapton desde o Cream, Jeff Beck e Jimmy Page. Hendrix tinha o seu estilo e tocava como ninguém. Foi realmente um gênio!


12) Assisti um documentário recente sobre a História do Heavy Metal e fala que após o som inovador do Led Zepelin é que surgiu o Termo Heavy Metal. Qual sua visão sobre o assunto?

Kid:Lembro que nesse documentário eles citam que a palavra “heavy metal” foi usada pela primeira vez na música “Born To Be Wild” do Steppenwolf, num trecho que eles cantam “heavy metal thunder....”

Concordo que o Led Zeppelin, assim como o Black Sabbath e o Blue Cheer são os pioneiros do gênero, apesar de pertencerem a era do hard rock.


13) Para muitos Woodstock foi o maior evento da Música de todos os tempos, o que você tem a dizer sobre este comentário?

Kid:Eu concordo,assisti o filme quando tinha 14 anos de idade e aquilo pra mim era a coisa mais incrível que poderia ter acontecido na história do rock. Um festival gigantesco reunindo a “nata” do rock e mostrando tendências que aconteceriam mais tarde durante a década de 70.

Antes de Woodstock outro festival muito importante foi o de Monterey.


14) Como surgiu o Rock no Brasil?

Kid:No livro eu conto que o rock no Brasil começou sendo interpretado por cantores de música popular brasileira como Nora Ney e Caubi Peixoto. Mais pro final da década de 50 é que apareceram os primeiros interpretes com uma “atitude” rock and roll como Tony e Celly Campello.


15) Tive a oportunidade de nascer na exatamente em 1980 e crescer ouvindo músicas e Bandas da Melhor Época do Rock no Brasil. Na minha opinião a década de 80 foi a mais criativa, rica, onde surgiram as melhores Bandas e que algumas estão vivas até hoje.Falo de Rock Brasileiro cantado em Português. Sem desconsiderar o que havia de bom na década de 70, Você concorda que os anos 80 foi a melhor época do Rock no Brasil?

Kid:Pertencendo a essa mesma geração de bandas eu considero a década de 80 um periodo extremamente criativo no rock brasileiro.

Quando criança eu gostava da Jovem Guarda, depois do tropicalismo com Mutantes. Na década de 70 era fã dos Secos & Molhados, Raul Seixas, O Terço, Som Nosso de Cada Dia, Made in Brazil e Joelho de Porco.

Se levarmos em consideração que na década de 80 apareceram muito mais bandas que nas décadas anteriores, realmente esse período pode ser considerado o mais criativo do rock brasileiro, não desmerecendo os outros que eu citei.


16)Qual a importância do Evento Rock in Rio para a difusão do Rock no País?

Kid:Foi o primeiro grande festival de projeção mundial. Isso trouxe uma série de benefícios para a vinda dos shows internacionais para o Brasil. A partir daí várias empresas se animaram em criar festivais e hoje temos essa série de festivais de rock todo ano. Isso foi muito bom pro nosso circuito de shows, tanto que a marca “Rock In Rio” terminou até lá fora (Portugal, Espanha)


17) Fale um pouco sobre seus trabalhos atuais com sua Banda?

Kid:Hoje tenho uma banda chamada Kid Vinil Xperience, é um resgate de trabalhos que já fiz, com releituras de coisas do Verminose, do Magazine e dos Heróis do Brasil, mais algumas covers de rock nacional dos 80 e uns punks dos Ramones e do The Clash.


18) Li uma notícia recentemente na BBC Brasil sobre a Volta do Vinil que está cada vez mais concreta, que em Londres está vendendo bastante e o CD continua despencando. O que você acha desta notícia?

Kid:O vinil nunca deixou de ser fabricado na Europa e nos EUA. Hoje com esse crescimento dos downloads, muita gente deixa de comprar CDs. O vinil tem algo de nostálgico e “cult”. Os colecionadores continuam comprando e as novas gerações começam a se interessar pelo formato. A mídia inglesa divulga muito e incentiva o jovem a comprar compactos de vinil dessas novas bandas da cena “indie pop”.


19) Grande Kid Vinil é realmente uma Honra para este humilde músico representando este Espaço do Blog Mestre da Guitarra, fazer essa entrevista, a qual desde já lhe agradeço a oportunidade e a colaboração. Quais são suas considerações finais?

Vou deixar o endereço do meu site

www.kidvinil.com

do meu blog

WWW.kidvinil.blogspot.com

Abraços!!!

Aula de Guitarra com prof . Pilho ( GuitarTrix)

Olá amigos, estou resgatando as matérias que foram ao ar no Site Mestre da Guitarra, como o site saiu do ar por problemas técnicos, todos sabem que estamos funcionando somente no blog.
Essa é uma postagem de uma aula enviada pelo Professor Pilho para o Site Mestre da Guitarra, como hoje só estamos trabalhando no Blog, irei colocar essa matéria aqui que é um material muito bom.
O Pilho está entre os melhores Guitarristas e professores de Fortaleza , lecionando em sua escola Guitartrix que é Referência de Guitarra dentre as escolas da cidade. Pilho e Paulo Boizer são os donos da escola que já fez 10 anos que estão no mercado firme e fortes. Curta abaixo a aula enviada por "PilhoTrix"



Olá Guitars de todo Brasil!!!

Vou abordar um tema que considero de grande importância para a improvisação e composição de um modo geral – os arpejos de tétrades.

Os arpejos representam as notas “alvo”, ou seja, as notas que servem de repouso durante a execução de um solo ou tema. Dessa forma se torna necessário a visualização das estruturas dos arpejos em toda a extensão do braço da guitarra.

Vou dividir os arpejos em quatro grupos que encontramos no campo harmônico maior. São eles:

X7M – acorde maior com sétima maior.

Xm7 – acorde menor com sétima menor


X7 – acorde maior com sétima menor.

Xm7(b5) – acorde menor com sétima menor e quinta diminuta.

Vale salientar que o arpejo com sétima representa quantitativamente mais da metade da escala/modo utilizado sobre um determinado acorde.

Vou iniciar a lição desse mês com as formas do arpejo X7M. Divido as formas em quatro grupos (quadrante), que começam na sexta corda e iniciam com as notas do arpejo, da seguinte forma:

C7M – C (Estado fundamental); E (primeira inversão); G (segunda inversão); B (terceira inversão).


X7M

ESTADO FUNDAMENTAL

|---|-4-|---|---|---|-1-|---|---|| |---|-3-|---|---|---|-T-|---|---||

|---|---|---|-2-|---|---|---|---|| |---|---|---|-5-|---|---|---|---||

|---|---|---|-2-|-1-|---|---|---|| |---|---|---|-T-|-7-|---|---|---||

|---|-4-|---|---|-1-|---|---|---|| |---|-5-|---|---|-3-|---|---|---||

|---|-4-|---|---|---|---|---|---|| |---|-7-|---|---|---|---|---|---||

|---|-4-|---|---|---|-1-|---|---|| |---|-3-|---|---|---|-T-|---|---||

1ª INVERSÃO

|---|---|-4-|---|---|-1-|---|---|| |---|---|-5-|---|---|-3-|---|---||

|---|---|-4-|-3-|---|---|---|---|| |---|---|-T-|-7-|---|---|---|---||

|---|---|---|-3-|---|---|---|---|| |---|---|---|-3-|---|---|---|---||

|---|---|---|---|---|-1-|---|---|| |---|---|---|---|---|-5-|---|---||

|---|---|---|---|-2-|-1-|---|---|| |---|---|---|---|-8-|-7-|---|---||

|---|---|-4-|---|---|-1-|---|---|| |---|---|-5-|---|---|-3-|---|---||

2ª INVERSÃO

|---|-4-|---|---|---|-1-|---|---|| |---|-7-|---|---|---|-5-|---|---||

|---|-4-|---|---|---|-1-|---|---|| |---|-3-|---|---|---|-T-|---|---||

|---|---|---|-2-|---|---|---|---|| |---|---|---|-5-|---|---|---|---||

|---|---|---|-2-|-1-|---|---|---|| |---|---|---|-T-|-7-|---|---|---||

|---|---|---|-2-|---|---|---|---|| |---|---|---|-3-|---|---|---|---||

|---|-4-|---|---|---|-1-|---|---|| |---|-7-|---|---|---|-5-|---|---||

3ª INVERSÃO

|---|---|---|---|-2-|-1-|---|---|| |---|---|---|---|-T-|-7-|---|---||

|---|---|-4-|---|---|-1-|---|---|| |---|---|-5-|---|---|-3-|---|---||

|---|---|-4-|-3-|---|---|---|---|| |---|---|-T-|-7-|---|---|---|---||

|---|---|---|-3-|---|---|---|---|| |---|---|---|-3-|---|---|---|---||

|---|---|---|---|-2-|---|---|---|| |---|---|---|---|-5-|---|---|---||

|---|---|---|---|-2-|-1-|---|---|| |---|---|---|---|-T-|-7-|---|---||

domingo, 29 de julho de 2012

Novo Clip do Guitarrista Rodrigo Canoas



Banda do Meu Brother Rodrigo Canoas que toca muito bem para quem não conhece se liga ae.