quarta-feira, 21 de março de 2012

Workshop de Sergio Groove em Fortaleza dia 06 de Abril

Workshop de Sergio Groove em
Fortaleza dia 06 de Abril
com a participação de Iran Laurindo

Mais uma apresentação de Iran Laurindo
no BNB dia 05/04



Maiores informações no facebook de Iran Laurindo:


Um abraço e até mais

sábado, 17 de março de 2012

Preview de "A Time to Break the Silence" - Air & Air



Aqui é uma prévia do álbum recém-lançado "A Time to Break the Silence". Isto lhe dará uma ótima idéia do que é o registro e se você gostar, basta clicar sobre o link na descrição, a fim de comprar o álbum completo. Obrigado!
Mensagem enviada pelo amigo Guitarrista Zubair Bin Shahjahan da banda "Air&Air"
e conheci o trabalho dele através do Facebook
conheça mais sobre a banda na página :

Muito bom o som , espero que gostem e até mais.


quinta-feira, 15 de março de 2012

T. Miranda - veja o novo Amp T Clean com Kleber K Shima

Vídeo 1 - Com o Amplificador T. Clean 35w, contamos com a ajuda do guitarrista Kleber K Shima.

testando pedais com sua guitarra, Les paul Music Maker com pickups Lollar.

a regulagem do amplificador é

Input -low gain

volume 3

treble 4, mid 5, bass 4, presenc 0, bright off.

Caixa falante 1 x 12 eminence the tonker.









Vídeo 2 - com Kleber testando Amplificador T-Clean com
Guitarra Fender strato 1974
Stock pickups Middle /neck
Vintage rails -brigde

a regulagem do amplificador é

Input -low gain

volume 3

treble 4, mid 5, bass 4, presenc 0, bright off.

Caixa falante 1 x 12 eminence the tonker lite.

Pedais usados Eruption. King drive, Analog chorus.Guitarra Fender strato 1974
Stock pickups Middle /neck
Vintage rails -brigde

a regulagem do amplificador é

Input -low gain

volume 3

treble 4, mid 5, bass 4, presenc 0, bright off.

Caixa falante 1 x 12 eminence the tonker lite.

Pedais usados Eruption. King drive, Analog chorus.







Mais informações sobre o T Clean e outros produtos T. Miranda:

e visite também o grupo T.Miranda no facebook:


quarta-feira, 14 de março de 2012

EDBLUES - Aula 5º - Continuação -Pentatônicas

Aula 5º - Continuação

Pentatônicas
Escalas pentatônicas

Escalas pentatônicas são escalas com 5 notas elas têm origem asiática (provavelmente chinesa) ela foi um arredondamento das notas naturais da escala Pitagórica em quintas justas,para se obter um som harmonioso quando tocado melódica ou harmonicamente.

Escala pitagórica em quintas justas

(C G D A E B)

como os intervalos entre as notas B e C eram muito próximos e causavam uma dissonância entre si houve um arredondamento e suprimiram a nota B nascendo assim à escala pentatônica.

Rearranjando as notas :

(C D E G A) pentatônica de C maior.

Em relação à escala maior como conhecemos (C D E F G A B) foram retiradas às notas do trítono (F B) que causam tensão ao tom (C)

Em uma escala maior é possível construir escalas pentatônicas sobre cada grau da escala

C = T 2° 3° 5° 6° (C D E G A) Penta Maior

Dm = T 3°m 4° 5° 7° (D F G A C) Penta Menor 7

Em = T 3°m 4° 5° 7° (E G A B D) Penta Menor 7

F = T 2° 3° 5° 6° (F G A C D) Penta Maior

G = T 3° 4° 5° 7° (G B C D F) Penta Maior 7

Am = T 3°m 4° 5° 7° (A C D E G) Penta Menor 7

Bm5-/7 = T 3°m 4° 5°b 7° (B D E F A) Penta Meio Diminuta


As mais usadas são a penta menor 7 ,penta maior que é apenas a mesma escala começando por outra nota (vide C maior e Am) e a penta maior 7 .

Podemos ainda acrescentar notas a elas como adicionar uma 9 maior a uma pentatônica menor 7



Outras pentatônicas de uso corrente são as pentatônicas Menor 6 e a pentatônica Diminuta

Ex.:

Dm6 = T 3°m 4° 5° 6° (D F G A B)

A° = T 3°m 4° 5°b 7°dim ( A C D Eb Gb)









Abraço té +





segunda-feira, 12 de março de 2012

Papo de Guitarrista - Vida de Canhoto - por Jota Sabóia

Vida de Canhoto


Quando falamos de guitarristas canhotos algumas imagens e nomes vem logo a nossas cabeças. Um dos primeiros é o Jimi Hendrix. Um dos guitarristas mais expressivos , criativos e uma das lendas do Rock. Pelo fato de ser esquerdo Jimi Hendrix é uma das maiores referências de guitarristas esquerdos.



Jimi Hendrix

Ninguém viu mais possibilidades para colocar a guitarra elétrica como instrumento central do rock de Jimi Hendrix. Utilizando o blues e o jazz como seu trampolim, Hendrix empurrou o seu instrumento para locais que seus fãs dificilmente poderiam ter imaginado. Curiosamente, Carlos Santana, uma vez especulou que o estilo de Hendrix pode ter sido parcialmente enraizado na sua herança nativo americano.


Mais alguns guitarristas canhotos bem conhecidos são Tony Iommi ,
Kurt cobain, Paul Mccartney, Edgard Scandurra(IRA), Albert King e vários outros.

Para os canhotos algumas atividades são comuns aos destros , porém outras são bem mais cheias de dificuldades.

No caso de Guitarristas ou violonistas esquerdos, o cara já sofre no dia que compra o instrumento. Pois tem que achar um próprio para canhotos e geralmente é difícil de achar de cara algum instrumento que agrade. As lojas infelizmente olham só para a maior fatia do Mercado, pois Esquerdo embora gere algum lucro , as lojas são especializadas e mais voltadas para os músicos direitos. Você chega na loja e quando você fala em encomendar alguma guitarra que gostou com o fabricante o vendedor já faz cara feia e prefere pegar outro cliente direito e vender um produto que já tem lá.
Com 16 anos na música , tive várias experiências interessantes sobre o assunto, nesse tempo tive várias guitarras e de forma impressionante sempre guitarras de destros. Pego a guitarra de destro e viro para o lado esquerdo, inverto as cordas, mando regular e pronto.

Quando ganhei meu primeiro violão eu tive que inverter as cordas na noite ganhei e depois tinha outro problema, não sabia afinar. (Rsrs)

Enfim não estou aqui para ficar falando de problemas de canhotos, pois somente os canhotos realmente sabem, mas para pedir um pouco de respeito dos lojistas e que os músicos também vejam de forma diferente.
E tem outra onde eu chegava em bares , passeios e lugares sempre tinha instrumentos só de direitos e eu ficava sem tocar e então aprendi a tocar em violão de direito com os acordes invertidos igual ao Edgard Scandurra para que pudesse tirar um som onde eu chegasse , além de tocar da minha maneira com as cordas invertidas.

Perguntas de alunos e outros músicos amigos:

Se a pessoa é Esquerda é melhor ela aprender a tocar como se fosse direito ou inverter as cordas e aprender como esquerdo mesmo?
Esse assunto é interessante, depois de várias discussões sobre o assunto com professores, músicos amigos e experiência própria pois sou esquerdo, cheguei a conclusão que:

O guitarrista deve inverter as cordas aprender como esquerdo mesmo , porque vi que existe algum lance no cérebro ou melhor se você nasceu esquerdo seu cérebro estará condicionado a ter facilidades para as atividades do lado esquerdo.
Ex: Jogar Futebol , um jogador canhoto pode ter um excelente chute na perna esquerda porque ele é canhoto, porém se ele for chutar com a perna direita ele pode sentir dificuldades, exceto para os ambidestros que é outro caso.

Porém acho realmente que se você é canhoto deve inverter as cordas e tocar como canhoto, pois você terá melhores resultados ,porém é apenas uma dica por experiência própria e qualquer um pode tirar suas próprias conclusões sobre o assunto.

Já tive amigos canhotos que tocaram como direitos, dá para aprender assim e tocar bem , com certeza , porém não acho que esse músico explorará 100% de seu desenvolvimento técnico e se tocasse como esquerdo acho que ele tocaria melhor pois o cérebro dele pensa como uma pessoa esquerda.


A aproximadamente um mês atrás achei um grupo no facebook para guitarristas canhotos e acho legal pois podemos trocar idéias lá sobre o assunto.



E Parabéns aos que lembram dos canhotos (rsrs) , vi um espaço legal no site de Walczak Custon Shop Guitars , chamado vida de canhoto:



Algumas frases engraçadas que encontrei lá:

"Pois há mais chance de ser comparado ao Hendrix ou Iommi do que ao Chimbinha."
Frase enviada pelo amigo Andrei Magaievski

"Porque você pode dizer que escreve com a mesma mão de Izaac Newton e DaVinci e toca guitarra como Hendrix."
Enviada pelo amigo Guilherme Freitas

"Ser canhoto é engraçado, faz com que a gente enchergue o mundo de um modo diferente..."
Enviada pelo amigo Claudio Adoglio

"Os canhotos podem ser uma minoria prejudicada no dia-a-dia de suas vidas, mas estão representados por uma nobre galeria de figuras incomuns" (Mario Gentil Costa).
Enviada pelo amigo . - Fábio & Paola



Vida de Canhoto por Jota Sabóia
Em breve falarei mais sobre o assunto

Um abraço amigos e até mais







quarta-feira, 7 de março de 2012

Escala Diminuta - Parte I - Por Jota Sabóia



Acima foto de um Amp que um cara fez dentro de uma latinha de cerveja da Heinenken, mas vamos ao que interessa , a 1ª de algumas aulas que farei sobre escala Diminuta. Tentarei dar uma luz da minha maneira a 1ª aula é bem teórica e é realmente necessário saber disso , senão fica voando, as próximas aulas tentarei fazer Exercícios e licks para uma melhor assimilação da escala diminuta.
Essa escala para muita gente parece chata, que acaba por deixar ela para estudar depois e esse depois pode ser perigoso pois nunca pode chegar.
Na real , quando você entrar e entender o mundo dessa escala , ela quase sempre estará presente em seus solos.
Veja como um desafio e aprenda essa escala, ou então fique só na diatônica na tonalidade de "C"(rsrs).



Escala Diminuta

Um acorde diminuto é formado por Tônica, 3ª menor, 5ª diminuta e 7ª diminuta. Vamos ter como exemplo os próximos acordes :


Gdim - A#dim - C#dim - Edim

Uma característica do acorde diminuto é que as notas estão distantes umas das outras através de um tom e meio
desta maneira, uma inversão de acorde diminuto gera um novo acorde diminuto.

Por Exemplo : Gdim é formado por G / A# / C# / E

já a 1ª inversão A# / C# / E / G forma o acorde de A#dim

já a 2ª inversão C# / E / G / A# forma o acorde de C#dim

já a 3ª inversão E / G / A# / C# forma o acorde de Edim

Abaixo veremos a escala diminuta de G :


obs : Acima é apenas uma idéia de digitação , você sempre pode encontrar outras em uma próxima aula passarei outras digitações, padrões e exercícios para melhor entendimento da escala diminuta.

A escala diminuta é simétrica e varia em :
Tom - Semitom - Tom - Semitom - Tom - Semitom - Tom - Semitom

Outra característica da Escala Diminuta, é que ela possui oito notas e não sete tipo a escala diatônica. Pelo fato das inversões de um acorde diminuto gerarem outros acordes diminutos, conclui-se que uma escala diminuta serve para quatro acordes diminutos.
Por Exemplo : Escala Diminuta de G servirá para os acordes Gdim - A#dim - C#dim - Edim.
Isto é uma formalidade teórica, pois o que vale é na prática o efeito que cada nota dá dentro do Acorde.


Abaixo coloquei alguns desenhos de arpejos dos quatro acordes diminutos citados :
Gdim - A#dim - C#dim - Edim.






Arquivos em Guitar pro 5 no link abaixo :



Escala Diminuta - Parte I - Por Jota Sabóia
Me adicionem no facebook:

Espero que gostem e até a próxima!!!
Muita Paz, Muito Estudo e Muito Som!!!


EDU ARDANUY por Rafael Nery na Guitar Player de FEV de 2012



A Guitar Player de fevereiro de 2012 está imperdível com uma matéria exclusiva sobre o grande guitarrista brasileiro Edu Ardanuy! Na lição transcrita por Rafael Nery, você verá alguns exemplos do Disco ANIMAL e de discos anteriores do músico... Não deixem também de conferir o vídeo explicativo da matéria! ;)





sexta-feira, 2 de março de 2012

SHOW DA BANDA ONE - COVER U2 -



Página da PROMOÇÃO NO FACEBOOK:











EDBLUES - Aula 5º - Escalas maiores


Curso de Guitarra - Prof. EDBLUES

5° Aula - Escalas Maiores
a escala maior é sem sombra de duvidas a mais utilizada.

ela tem origem nas notas naturais
C,D,E,F,G,A,B

entre as notas da escala natural existe uma distância que é medida em tons e semitons e que da origem a formula da escala maior.

T-T-ST-T-T-T-ST

todas as outras tonalidades da escala maior são construídas a partir dessa formula.
curiosidade :

as escalas são apenas uma maneira de se dividir a oitava
ex: 12 divisões de 1/2tom escala cromática,
6 divisões de tom inteiro hexafônica ,
8 divisões em tom e semitom diminuta

pensando assim você pode criar suas propiás escalas e criar um sistema tonal particular só seu!!!!!!

ESCALAS MAIORES ,NAS 12 TONALIDADES


1-C D E F G A B C

2-D E F# G A B C# D

3-E F# G# A B C# D# E

4-F G A Bb C D E F

5-G A B C D E F# G

6-A B C# D E F# G# A

7-B C# D# E F# G# A# B

8-Db Eb F Gb Ab Bb C Db

9-Eb F G Ab Bb C D Eb

10-F# G# A# B C# D# E# F#

11-Ab Bb C D Eb F G Ab


12-Bb C D Eb F G A Bb



o que torna uma escala maior é o fato de ela possuir uma terça maior(vide intervalos)

o que caracteriza a sonoridade de uma escala maior é a maneira como ela foi dividida dentro da oitava


obs. não confundir um "modo" ( quando uma escala começa de determinada nota) com outro tipo de escala .( vide modos gregos)

exemplo G mixolídio = G A B C D E F ( que vem a ser a escala de C maior começando pelo V° quinta nota da escala)


escala de G maior = G A B C D E F#



no caso do "modo" de exemplo acima G mixolídio, Repare que é apenas um rearranjamento da formula T T ST T T T ST .

Mixo= T T ST T T ST T .

não ha nenhuma modificação das distancias, nenhuma aproximação ou distancia maior entre as notas.

portanto continua a ser uma escala maior , apenas começando do seu quinto grau.












Link para baixar playback de escalas maiores( Jamey Aebersold) em todas as tonalidades
é muito importante sabermos as escalas maiores em todos os tons e sabermos tocá-las com vários padrões por todo o braço .
Usem os playbacks e mãos a obra!!!
Abraço té+

quinta-feira, 1 de março de 2012

Vídeo sobre Intervalos - Bem didático muito importante




e confira a Aula sobre intervalos de EDBLUES no link abaixo:




Pepeu Gomes - Mestre é mestre até nas palavras

EDBLUES - Aula 4º Intervalos


Curso de Guitarra - Prof. EDBLUES

4° Aula - Intervalos
intervalo é a distancia entre duas notas.

essas distancias são classificadas usando os termos: maiores ,menores ,aumentados, diminutos e jutos.
mais o mais legal de se entender nos intervalos são suas sonoridades vou colocar os intervalos e dar minha opinião sobre eles

C-C uníssono

(é um som justo de sonoridade forte na guitarra ...e´possível tocar este intervalo sozinho; mais pode se conseguir efeitos interessantes fazendo uma linha de uníssono com instrumentos diferentes como sax e guita ou voz e guita tipo George Benson )

C-(C#/Db) 1/2 tom 2menor/9menor

Dissonância braba! o verdadeiro na traaaaave!!!!! mais pode ter a sua utilidade como nos acordes com V7.
é legal também no acordes tipo cluster tenta essa inversão de C7+ (E,B_C,G)tem um intervalo de 2m/9b bem ali entre o B e o C e o som fica muito bom quado ele esta dentro de um acorde!

C-D 1tom 2maior/9maior

é um intervalo de dissonância branda suave. o preferido da bossa nova ;passar pela nona em um solo(conforme a escala do acorde)é sempre gol!!! e a avózinha agradece hahahahaha!

C-(D#/Eb) 1 1/2 tom 3menor/9aumentada(9#)

é o intervalo que caracteriza o som menor(triste melancólico lirico)

C-E 2 tons 3maior/10°

é o intervalo que caracteriza o som maior
(alegre vivo)

C-F 2 1/2 tons 4justa/11justa

o intervalo justo tem um som forte imponente coeso; lembra algo marcial como as trombetas do Egito?!?!
tem sido muito usado agora no new metal e suas guitas de 7 cordas experimenta um C5/G power puro!
bem mais pesado que o velho C5

C-(F#/Gb) 3tons 4aumentada/5diminuta/11aumentada.

o famoso e importante trítono(tri-tonos)
a divisão da escala ao meio,o som que causa a tensão nos acordes dominantes, a razão das avoid notes no I,II,III,VI graus da escala maior! a razão de eu adorar o blues ! acho que é o intervalo que da mais pano pra manga suas utilizações são tantas que vai ter que ter vários tópicos só pra ele. uma curiosidade ele era proibido na idade média chamava-se diabulos in musica

o movimento de 4# entre dois acordes era proibido por gerar um som tido como demoníaco experimente tocar E e depois Bb
tenso não é!

C-G 3 1/2tons 5justa /12justa

intervalo de som forte usado nos powerchords ("bordões")

C-(G#/Ab)4tons 5aumentada/6menor/13menor

intervalo de dissonância moderada tende para um som triste

C-A 4 1/2 tons 6maior /7diminuta/13maior

intervalo de dissonância branda muito usado em blues e rock and roll

C-(A#/Bb) 5tons 7menor/14menor

intervalo de dissonância branda por ser menor tende a ser melancólico

C-B 5 1/2 tons 7 maior/14 maior

intervalo de dissonância moderada

C-C 6tons OITAVA!

os intervalos maiores tendem a ser alegres ou de dissonância branda ou moderada

os intervalos menores tendem a ser tristes e dissonantes

os aumentados e diminutos tensos

a disposição das notas dentro de um acorde podem mudar a sua sonoridade mas não mudam a função!

os intervalos maiores quendo invertidos viram menores e os menores maiores
os justos permanecem justos

C-C# = 2menor C#-C = 7maior

C-D = 2maior D-C = 7menor

C-D# = 3menor D#-C = 6maior

C-E = 3maior E-C = 6menor

C-F = 4justa F-C = 5justa

C-F# = 4aumentada F#-C = 4 aumentada

C-G = 5justa G-C = 4justa

C-G# = 6menor G#-C = 3maior

C-A = 6maior A-C = 3menor

C-A# = 7menor A#-C = 2maior

C-B = 7maior B-C = 2menor

assim nos podemos saber como mudar as características de um acorde usando os intervalos. ( tipo: C7+ = C,E,G,B )
C-E terça maior/ E-G terça menor /
G-B terça maior
C-G quinta justa / E-B quinta justa
C-B sétima maior

EM
(C7+ = E,B,C,G)

E-B quinta justa /( B-C 2menor)
C-G quita justa / E-C 6menor
B-G 6menor / E-G (terça menor/9aumentada)


a 2 menor da um efeito interessante na sonoridade do acorde quando suas notas são dispostas assim .

agora que sabemos a sonoridade dos intervalos da pra buscar o efeito desejado nas vozes do acorde !

Intervalos na Improvisação

quando estamos improvisando(solando com single notes ou acordes)
nossas notas soam diretamente sobre a harmonia que esta rolando atraz( de suporte com acordes os melodias em contraponto)
e isso gera os intervalos (entre as notas que estamos tocando e a harmonia do momento)

qualquer nota que tocamos gera um intervalo mais ou menos tenso sobre o acorde em que aplicamos.

as diferentes escalas ou modos que usamos geram uma sonoridade sobre o acorde em que estamos solando porque elas seguem uma ordem
de aplicação de suas notas .

Ex. se tocamos as notas C , E melodicamente estaremos usando um intervalo maior se aplicarmos sobre um Dm7 elas serão respectivamente a 7° e 9° do Dm7 e soarão de uma determinada maneira melodicamente falando sobre o Dm7

e se aplicarmos as mesmas notas sobre um Am7 elas serão respectivamente 3° e 5° do Am7 o gera outro efeito harmonicamente falando.
mais a intenção intervalar da melodia que tocamos permanece a mesma.

o que nos remete a importância sobre a maneira que aplicamos nossos intervalos pela escala para obtermos a sonoridade desejada.

Ex.: experimente tocar um Dm7 na base e solar da seguinte maneira por exemplo com a escala de C .

primeiro apenas tocar subindo e descendo a escala .

depois usando dois intervalos de sexta e um de segunda pela escala e escute o resultado .

Muito diferente não é !

harmonicamente falando não colocamos nenhuma nota diferente que nos tira-se do modo dórico no entanto a sonoridade da frase é radicalmente diferente.

o que mudou foi a maneira como organizamos os intervalos da nossa escala quando estávamos aplicando sobre o acorde.
o maior mestre que conheço a utilizar este conceito é o Joe Diorio.

procurem escutar o disco Minor Elegance em parceria com o Robben Ford.

uma aula de como usar intervalos . segundas ,quartas, quintas, sétimas e cromatismos em abundancia de uma maneira radicalmente moderna.

se existe uma maneira de mudar radicalmente nossa sonoridade é mudar
o modo como aplicamos os intervalos em nossas escalas criando primeiro um arsenal de frases com esta concepção e acostumando nossos ouvidos e dedos a tocarem desse jeito .

Vídeo sobre Intervalos 1


Vídeo sobre Intervalos 2


Vídeo sobre Intervalos 3



Abraço , té +

EDBLUES - Aula 3º Acidentes - Escala Cromática - Tom - Semitom

Curso de Guitarra - Prof. EDBLUES

3° Aula Acidentes- Escala cromática-Tom semitom

acidentes escala cromática
acidentes #-b
o ( # ) aumenta uma nota em meio-tom
o ( b ) abaixa a nota em meio tom
Escala cromática
é a sequência das notas sem pular nenhuma
começando do A fica
A (A#/Bb) B C (C#/Db) D (D#/Eb) E F (F#/Gb) G (G#/Ab) A
A escala cromática é formada por semitons
quando tocamos um trecho com mais de três notas consecutivas chamamos de cromatismo ex.
B C C#
existem varias idéias sobre o cromatismo
normalmente ele é usado para a aproximação de uma nota alvo(que tem haver com a harmonia que esta rolando)
exemplos clássicos de cromatismo são os temas da pantera cor de rosa e da entrada dos palhaços no circo
o cromatismo é largamente empregado no jazz e no choro.
o cromatismo não esta restrito a melodia
ele também pode (e deve) ser empregado também em harmonia.
tom e semitom
O menor intervalo entre duas notas musicais é denominado SEMITOM,
mas o próprio Semitom possui subdivisões chamadas "COMAS".
Cada semitom possuem nove comas. Estas comas não alteram o som de instrumentos como o violão, já que o som é produzido pelo traste e não pelo seu dedo na casa, porém alguns instrumentos como o Contrabaixo acústico, que não possuem trastes no seu braço, você pode diferenciar através das comas uma nota que no violão é considerada enarmônica (Gb de F )
Na índia, se usa uma divisão diferente de frequência, ao invés de semitons, eles usam quartos-de-tons, ou seja, eles tem o dobro de notas que nós temos (24 notas)! Muita coisa não? e nós achamos nossa teoria complicada...
gosto de pensar em tom e semitons como se fosse o "centímetro" da musica
eles são nossa unidade de medida com ele começamos a entender como se relacionam as notas entre si como em uma tríade e levamos ao extremo de uma sinfonia.
tudo começa ali com o tom e semitom.
Abraço té +

EDBLUES - Aula 2º - Cifras

Curso de Guitarra - Prof. EDBLUES

2° Aula Cifras - Cifragem
As Cifras usam as letras do alfabeto para representar as notas musicais onde

A=Lá
B=Si
C=Dó
D=Ré
E=Mi
F=Fá
G=Sol

Ut queant laxis
Este hino a São João Batista foi usado pelo monge Guido Darezzo para ensinar solfejo e deu origem à representação da escala de Dó maior pelas primeiras sílabas dos versos.
Isto antes que existisse o pentagrama, que foi uma evolução do tetragrama utilizado no canto Gregoriano, uma invenção de Guido Darezzo ( o tetragrama e não o canto ).

UT que-ant la-xis
C D F DE D)

RE-so-na-re fi-bris
D E C D E E)

MI-ra ges-to-rum
E GE D E DE

FA-mu-li tu o-rum
(F G A G FDD)

SOL--ve pol-lu-ti
(G AEG F G D)

LA-bi-i re-a-tum.
Sanc-te Jo-han-nes.
(A G A F GAA G FD C E D)

contribuição do Windson
Guido D'Arezzo (995 — 1050) foi um monge italiano e regente do coro da Catedral de Arezzo (Toscana).

Foi o criador da pauta musical e batizou as notas musicais com os nomes que conhecemos hoje: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si, baseando-se em um texto sagrado em latim, cantado pelas crianças do coral para que São João os protegesse da rouquidão:

UTqueant laxis
REsonare fibris
MIra gestorum
FAmuli tuorum
SOLve polluti
LAbi reatum
SANcte Ioannes

Que significa:

"Para que nós, teus servos,
possamos elogiar claramente
o milagre e a força dos teus atos,
absolve nossos lábios impuros, São João"

O sistema de Guido d'Arezzo sofreu pequenas transformações no decorrer do tempo: a nota Ut passou a ser chamada de dó e a nota San passou a ser chamada de si ( por serem as inicias em latim de São João, Sancte Ioannes ), enquanto que a pauta ganhou linhas e espaços a mais, embora sua essência continue a mesma.

Cifragem Geral dos Acordes
A Cifra não define a posição (oitava) onde será tocado o acorde

nem a disposição das notas dentro dele

a cifra só define a categoria do acorde (maior menor aumentado ou diminuto) e a nota do baixo.

existem muitos métodos e sistemas de cifragem com situações que geram duvidas

vou colocar algumas mais comuns

1°cifragens diferentes para o mesmo acorde

C7+ = C7M = Cmaj7....

dependendo do autor do livro ele pode adotar alguma dessas cifragens ou ainda outras

2°Cifragem de acordes invertidos C/E , G7/B ...

uma das notas do acorde (Tônica,3º,5°,7º) vai para o baixo sem mudar a função do acorde

quando outras notas do acorde (9°,11°,13°) vão para o baixo mudamos a função do acorde

no acorde invertido C/E C é o acorde básico e E é a nota do baixo!

3°estrutura superior

é um tipo de cifragem onde temos uma cifra "Sobre" a outra como numa fração.
a primeira estrutura é o nosso acorde até a sua sétima, a estrutura superior são as 9° 11° e 13°
que formam tríades

são chamados também de tríades de estrutura superior ex.:

E/A7+ ( Mi sobre lá com sétima maior ) mais comum aos pianistas

por conterem sete notas no acorde



4°acordes híbridos

são também conhecidos como acordes politonais por possuírem notas comuns a geralmente duas escalas .

ex.: Am9/Bb

esta acorde tem a particularidade de possuir as nota Bb,B,C na sua formação nos levando a pensar que pode vir da mistura das escalas de F maior e C maior
gerando um modo que poderia ser chamado de lídio add9b ou eólio add9b

Dicas sobre Cifragem

Existem 5 tipos de acorde: Maior (X7M), menor (Xm7), dominante (X7), meio-diminuto (Xm7(b5)) e diminuto (Xº).

- 4 só em dominante (substitui a 3ª); se o acorde possui 3ªM (Maior e dom.) usa-se 11ªA; se o possui 3ªm (menor, meio-dim e dim) usa-se 11ªJ; a 11ª substitui a 5ª do acorde.

- 6 só em maior e menor; em menor substitui a 7ªm e em maior pode ser usada substituindo a 7ªM (mais frequente) ou conjuntamente. 13ª é usada em dominante, dim e meio-dim. Nestes dois últimos, por possuírem 3ªm, a 13ª também é menor. 13ª substitui a 5ª do acorde.

- não se usa 2ª, apenas 9ª. Todo acorde aceita 9ªM. O único que aceita também a 9ªm é o dominante. A 9ª substitui a fundamental da formação do acorde, ficando esta apenas no baixo.

O Q CADA ACORDE ACEITA:

Maior: #5, 6, 7M, 9, #11
menor: 6, 7, 7M, 9, 11
dom: 4, b5, #5, 7, 9, b9, #9, #11, 13, b13
meio-dim: 9, 11, b13
dim: 7M, 9, 11, b13

dicas gerais
Notas orgânicas (NO) são notas básicas do acorde. São compostas por: Fund., 3ª, 4ª (dom.), 5ª e 7ª, de qq acorde. As Tensões (T) são 9ª, 11ª e 13ª.

Exceções:
1) alteração de 5ª em Maior (#5) é NO. Em dom. (b5 e #5) é T.
2) alt de 7ª em menor é NO. Em dim (7ªM) é T.

- Toda T substitui uma NO imediatamente inferior. Ex: G7(9,13) = lá (9 - substituindo a fund.), si (3), mi (13 - substituindo a 5) e fá (b7). Sonoramente é melhor tocar este acorde começando pela 3ª ou pela 7ª.

- NO vêm fora do parênteses. T vêm dentro. Cm7(11), C7(b9).

Exceções:
1) 9, quando junto com 6, vem fora do parênteses. C69, Cm69
2) 7M em menor vem dentro do parenteses. Cm(7M)
3) #5 em Maior também vem dentro. C7M(#5)

- Acorde meio-dim geralmente n possui T. Todas as notas deste acorde são importantes para sua sonoridade e, portanto, n admitem serem substituídas por T. Alguns usam 11 substituindo a 3ªm (b3).

- Acorde dim aceita apenas uma T por vez para n descaracteriza-lo, e normalmente esta T não é cifrada.