terça-feira, 8 de setembro de 2009

Sergio Rosar




Captadores Sergio Rosar


Olá amigos sou Jota Sabóia e nesse post vou falar um pouco sobre os Captadores que sou Endorse. Dentre eles estão o Twin Vintage e o Rock King do Sergio Rosar Pickups. Tive a oportunidade de fazer uma parceria o Sergio junto com o lançamento do Site Mestre da Guitarra, que no momento está sendo reformulado e voltará ao Ar em breve com Cara nova em outro post falarei sobre isso. Mas voltando aos Captadores que diferença isso pode gerar em termos de som. Para mim fez uma grande diferença dentre as apresentações e workshops que tenho feito, tocar apenas com o som da guitarra limpa já é um barato, imagina quando temos mais qualidade, diversidade de Timbres e uma guitarra customizada.

Aqui veremos algumas fotos da minha Guitarra nova que é uma Squier da Fender, customizada com um Captador Sergio Rosar Twin Vintage, gostei muito do timbre para tocar bases com som limpo e com Leve Distorção. Também uso para tocar Jazz e Blues da para se obter um excelente resultado.



Captador da Fender que veio nela
Grande Mairton Luthier


Quase Pronta




Resultado Final com o Twin Vintage já instalado


Eu Feliz da Vida Tirando um Som


Obs: Já mandei fazer mais Guitarra nova em breve as fotos delas também estarão aqui, ainda não sei quais serão os Captadores mas vem novidade por ai!!!
Confira o novo Captador

ROCK SURF 43

No site :

WWW.SERGIOROSAR.COM


Abraço e até mais!!!
Jota Sabóia

Captadores

Captadores

Captadores magnéticos

Detalhe dos captadores de uma guitarra padrão Stratocaster.

Humbucking (ponte) e Single-coils (centro e braço)

A maioria das guitarras atuais utiliza captadores desta natureza. O captador de guitarra tem função de

transformar as ondas mecânicas produzidas (o som), principalmente produzidas por cordas, em ondas elétricas. Existe uma grande quantidade de tipos e qualidades de captadores no mercado, eles são habitualmente classificados levando em conta suas características técnicas: Quanto à alimentação, dividem-se em captadores ativos e captadores passivos; quanto ao número de bobinas, dividem-se em captadores simples (single-coils), captadores duplos (humbuckings) ou quádruplos (quad-rail); poder ser divididos ainda, quanto ao material magnético, em captadores cerâmicos e captadores de alnico;

Captadores passivos

Não necessitam de alimentação elétrica (fonte de energia elétrica) para funcionarem. Apresentam grande integração com os demais materiais da guitarra. Enorme variedade de timbres e qualidades. Em maioria são de alta impedância e captam interferências diversas com facilidade.

Os captadores são na verdade uma bobina, ou seja, consistem de magnetos enrolados por um fio (coil) criando assim o campo magnético que é perturbado pelas cordas de metal ao vibrarem em freqüências diferentes, tal perturbação

no campo magnético gera o impulso elétrico que mais tarde é convertido em som (onda mecânica).

Captadores ativos

Necessitam de alimentação para funcionarem. Integração reduzida com os materiais da guitarra. Sons uniformes, previsíveis e pequena variedade de timbres. Captam menor interferência por terem menor impedância.

Captadores cerâmicos

São feitos com material mais barato e são mais comuns no mercado.

Captadores de Alnico

São feitos com materiais mais caros e selecionados, sua qualidade normalmente é superior aos cerâmicos. Os imãs dos núcleos são feitos de uma liga de Alumínio, Niquel e Cobalto. Existem vários tipos de Alnico dependendo da percentagem dos componentes em sua mistura. O mais comum em captadores são os Alnico II e o V. Magnetos compostos de alnico tendem a soar mais vintage. São também comumente mais caros devido à matéria prima.

Captadores simples (single-coils)

São estruturados apenas com uma bobina. São mais sensíveis às interferências que causam ruídos. Em geral, o timbre resultante tende a ser mais limpo, brilhante, estalado e estridente em comparação com os humbuckers. Um exemplo do uso de captadores single é o timbre das guitarras Fender.

Captadores duplos (humbuckings ou humbuckers)

São estruturados com duas bobinas em um só corpo. Normalmente as duas bobinas funcionam em polaridades inversas. Assim cada uma elimina parte do nível de ruído da outra. Essa interação também altera a resposta tonal do captador, o que lhe confere um som diferente daquele produzido por um captador single-coil. Em geral, o timbre resultante tende a ser mais cheio, vigoroso, macio e adocicado em comparação com os single-coils. Um exemplo do uso de captadores duplos é o timbre imort

alizado pelas guitarras Gibson Les Paul.

Alguns captadores duplos apresentam a mesma aparência externa tradicional dos captadores simples, pois possuem as duas bobinas empilhadas, a exemplo dos modelos HS-2 e HS-3 da Dimarzio e a série Noiseless da Fender.

Captadores quad-rail

São estruturados com quatro bobinas em um só corpo.


Algumas marcas mais utilizadas de Captadores:

DiMarzio
Paul Gilbert, John Petrucci (Dream Theater), Adrian Smith (Iron Maiden).
Em inglês.

EMG
Kirk Hammet (Metallica), Zakk Wylde (Ozzy), Tom Hamilton (Aerosmith). Em inglês.

Fender Accessories
Stevie Ray Vaughan, Eric Clapton, Jeff Beck. Em inglês.

Fishman
Eric Johnson, Steve Howe (Yes), Larry Carlton.
Em inglês.

Gibson
O peso da marca já endossa a qualidade desses pickups. Apesar de alguns modelos já terem se tornado uma lenda no meio musical, não custa nada citar nomes como Angus Young e Tony Iommi como usuários.
Em inglês.

Gibson Pickups
Angus Young (AC/DC), Toni Iommi (Black Sabbath). Em inglês.

Lace
Eric Clapton, Shawn Lane, Don Teschner (Rod Stewart).
Em inglês.

Seymour Duncan
Paul Stanley (Kiss), Joe Perry (Aerosmith), Slash (ex-Guns and Roses).
Em inglês.

Shadow Piezo Pickups
Steve Morse, Chet Atkins, Jim Hall. Em inglês.

Fábricas Brasileiras:

Sergio Rosar Pickups
Após intensivos estudos comerciais e técnicos, a Sergio Rosar Custom Pickups nasce com a finalidade de atender os músicos Brasileiros mais exigentes, que esperam ter em mãos um produto da mais alta qualidade com o melhor custo benefício possível (Preço versus Qualidade). A gama de produtos tem crescido de forma consistente e surpreendido grandes nomes da Guitarra.

Malagoli
Desde 1965 no mercado musical nacional, a empresa vem superando expectativas com seus pickups de altíssima qualidade. A qualidade profissional e o preço acessível provam que nem todos os bons captadores estão fora do Brasil. Vale à pena conferir!

Cabrera Pickups

Uma empresa que se dedica a fabricar captacão de instrumentos musicais e acessórios, sempre com a visão de criar e fabricar produtos com qualidade internacional a preço nacional, em busca constante de novas tecnologias, materiais e tendências mundiais.



Espero que gostem e até mais!!!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Veja o que é possível fazer com Samples

Veja o que é possível fazer com Samples
A arte aqui é o uso de samples (amostras) de sons; Ford toca vários instrumentos, objetos e vozes apenas uma vez, e esses sons automaticamente entram em loop na base instrumental, em cima da qual Ford canta. Uma idéia simples no conceito, mas muito bem executada. Obra do criativo David Ford, o videoclipe da canção “Go To Hell“.


PAM : Produção Áudio e Música

Na mais recente edição do PAM: Produção Áudio Música, falou-se muito sobre Educação, com os pontos de vista de três gerações de técnicos e de produtores. E comprova-se a máxima de que “quanto mais se mudam as coisas, mais elas permanecem as mesmas”.

Vamos aos vídeos:


















Site do PAM : www.producaoaudiomusica.com

A música e o Conhecimento – Jota Sabóia

A música e o Conhecimento – Jota Sabóia

A cada dia percebo que o conhecimento é a melhor saída para quem quer realmente sobreviver dignamente em qualquer área e além de sobreviver destacar-se no mercado. Um erro que tenho percebido e que muitas vezes tropecei nele é o de estudar apenas o meu instrumento principal, no meu caso a guitarra. Onde está o erro nisso? Reconheço que desenvolvi muito em aspecto técnico, teórico e pratico trancado ao longo dos anos em meu quarto, porém quando precisei Gravar o meu som, não digo em estúdio mas em casa mesmo já que tenho um PC, placa de Som e os Softwares de Gravação, esbarrei na falta desse conhecimento. O que você quer dizer com isso? É errado ficar só estudando guitarra ou meu instrumento? Não, só acho que amanhã será muito útil ter um leque maior de conhecimentos e tenho aprendido que para ser um músico mais completo tem que fazer um esforço maior para estudar novas tecnologias. Mesmo que você grave seu CD em um Estúdio renomado ou em um Simples, seu conhecimento sobre Gravação e Áudio em Geral , Produção Musical vai lhe ajudar a chegar em um melhor resultado final do seu CD, algo que realmente lhe agrada. Voltando ao ponto inicial, o conhecimento é uma boa solução já que pessoas perdem muito tempo com outras coisas, ganhar tempo com leitura, aprender sobre Produção Musical, Gravação, Edição, Masterização e Mixagem , também fazer uma faculdade lhe ajudará bastante a fazer uma boa Rede de Amigos que muitas vezes abrirão portas através de idéias, contatos, ajuda e apoio em Geral. Enfim todo conhecimento adquirido nos torna um músico mais completo, maduro e preparado para o Mercado.