terça-feira, 8 de setembro de 2009

Captadores

Captadores

Captadores magnéticos

Detalhe dos captadores de uma guitarra padrão Stratocaster.

Humbucking (ponte) e Single-coils (centro e braço)

A maioria das guitarras atuais utiliza captadores desta natureza. O captador de guitarra tem função de

transformar as ondas mecânicas produzidas (o som), principalmente produzidas por cordas, em ondas elétricas. Existe uma grande quantidade de tipos e qualidades de captadores no mercado, eles são habitualmente classificados levando em conta suas características técnicas: Quanto à alimentação, dividem-se em captadores ativos e captadores passivos; quanto ao número de bobinas, dividem-se em captadores simples (single-coils), captadores duplos (humbuckings) ou quádruplos (quad-rail); poder ser divididos ainda, quanto ao material magnético, em captadores cerâmicos e captadores de alnico;

Captadores passivos

Não necessitam de alimentação elétrica (fonte de energia elétrica) para funcionarem. Apresentam grande integração com os demais materiais da guitarra. Enorme variedade de timbres e qualidades. Em maioria são de alta impedância e captam interferências diversas com facilidade.

Os captadores são na verdade uma bobina, ou seja, consistem de magnetos enrolados por um fio (coil) criando assim o campo magnético que é perturbado pelas cordas de metal ao vibrarem em freqüências diferentes, tal perturbação

no campo magnético gera o impulso elétrico que mais tarde é convertido em som (onda mecânica).

Captadores ativos

Necessitam de alimentação para funcionarem. Integração reduzida com os materiais da guitarra. Sons uniformes, previsíveis e pequena variedade de timbres. Captam menor interferência por terem menor impedância.

Captadores cerâmicos

São feitos com material mais barato e são mais comuns no mercado.

Captadores de Alnico

São feitos com materiais mais caros e selecionados, sua qualidade normalmente é superior aos cerâmicos. Os imãs dos núcleos são feitos de uma liga de Alumínio, Niquel e Cobalto. Existem vários tipos de Alnico dependendo da percentagem dos componentes em sua mistura. O mais comum em captadores são os Alnico II e o V. Magnetos compostos de alnico tendem a soar mais vintage. São também comumente mais caros devido à matéria prima.

Captadores simples (single-coils)

São estruturados apenas com uma bobina. São mais sensíveis às interferências que causam ruídos. Em geral, o timbre resultante tende a ser mais limpo, brilhante, estalado e estridente em comparação com os humbuckers. Um exemplo do uso de captadores single é o timbre das guitarras Fender.

Captadores duplos (humbuckings ou humbuckers)

São estruturados com duas bobinas em um só corpo. Normalmente as duas bobinas funcionam em polaridades inversas. Assim cada uma elimina parte do nível de ruído da outra. Essa interação também altera a resposta tonal do captador, o que lhe confere um som diferente daquele produzido por um captador single-coil. Em geral, o timbre resultante tende a ser mais cheio, vigoroso, macio e adocicado em comparação com os single-coils. Um exemplo do uso de captadores duplos é o timbre imort

alizado pelas guitarras Gibson Les Paul.

Alguns captadores duplos apresentam a mesma aparência externa tradicional dos captadores simples, pois possuem as duas bobinas empilhadas, a exemplo dos modelos HS-2 e HS-3 da Dimarzio e a série Noiseless da Fender.

Captadores quad-rail

São estruturados com quatro bobinas em um só corpo.


Algumas marcas mais utilizadas de Captadores:

DiMarzio
Paul Gilbert, John Petrucci (Dream Theater), Adrian Smith (Iron Maiden).
Em inglês.

EMG
Kirk Hammet (Metallica), Zakk Wylde (Ozzy), Tom Hamilton (Aerosmith). Em inglês.

Fender Accessories
Stevie Ray Vaughan, Eric Clapton, Jeff Beck. Em inglês.

Fishman
Eric Johnson, Steve Howe (Yes), Larry Carlton.
Em inglês.

Gibson
O peso da marca já endossa a qualidade desses pickups. Apesar de alguns modelos já terem se tornado uma lenda no meio musical, não custa nada citar nomes como Angus Young e Tony Iommi como usuários.
Em inglês.

Gibson Pickups
Angus Young (AC/DC), Toni Iommi (Black Sabbath). Em inglês.

Lace
Eric Clapton, Shawn Lane, Don Teschner (Rod Stewart).
Em inglês.

Seymour Duncan
Paul Stanley (Kiss), Joe Perry (Aerosmith), Slash (ex-Guns and Roses).
Em inglês.

Shadow Piezo Pickups
Steve Morse, Chet Atkins, Jim Hall. Em inglês.

Fábricas Brasileiras:

Sergio Rosar Pickups
Após intensivos estudos comerciais e técnicos, a Sergio Rosar Custom Pickups nasce com a finalidade de atender os músicos Brasileiros mais exigentes, que esperam ter em mãos um produto da mais alta qualidade com o melhor custo benefício possível (Preço versus Qualidade). A gama de produtos tem crescido de forma consistente e surpreendido grandes nomes da Guitarra.

Malagoli
Desde 1965 no mercado musical nacional, a empresa vem superando expectativas com seus pickups de altíssima qualidade. A qualidade profissional e o preço acessível provam que nem todos os bons captadores estão fora do Brasil. Vale à pena conferir!

Cabrera Pickups

Uma empresa que se dedica a fabricar captacão de instrumentos musicais e acessórios, sempre com a visão de criar e fabricar produtos com qualidade internacional a preço nacional, em busca constante de novas tecnologias, materiais e tendências mundiais.



Espero que gostem e até mais!!!

17 comentários:

  1. Muito bom! adorei esse blog, muito informativo,tem tudo que a gente precisa!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí. Música na veia!!!!!!!
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Em suma, DiMarzio ou Seymour Duncan?

    ResponderExcluir
  4. TENHO UM VIOLAO CONDOR DE AÇO. QUERO TRANSFORMA-LO EM NAYLON. QUAL O METODO MAIS FACIL?

    ResponderExcluir
  5. Vc pega seu violão moe na parede! E compra outro haha, que tem a ver bixo... Bota um encordamento Nylon alta tensão.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom man, esclareceu muita coisa pra mim :)

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana matéria mais eu tenho seguinte dúvida abaixo.

    Eu queria tirar uma dúvida eu tenho uma Guitarra Handmade modelo Strato, com braço escalopado.

    E tenho 3 captadores instalados nela.

    Ponte - Dimarzio HS-3
    Meio - Dimarzio HS-2
    Braço - Dimario HS-4

    E com potenciômetro de 500K.

    Eu queria saber, para eu alcançar um som parecido com o do Malmsteen, ele tem algum ligação especifica do captadores você sabe me dizer?
    A ligação desses Caps HS igual uma de uma Strato comum.

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usa pots de 250k. É o que o Malmsteen usa.

      Excluir
  8. Boa tarde,
    tenho uma Cort G210 captação Powersound H-S-S, gostaria de dar uma melhorada nela, mas não tenho muito dinheiro, pesquisei sobre os nacionais , gostei deles, mas não sei qual comprar. Ai vem o que eu toco? Toco músicas de vários estilos, pois toco na igreja, tendo de um rock pesado até uma musica lenta. Na distorção, não tenho muito a reclamar , mas acho o limpo da minha guitarra muito ruim, e estou na duvida sobre qual comprar. Qual seria melhor para distorção, que usaria na ponte, e um melhor para limpo, que usaria no braço? Sei que os da Dimarzo, EMG, e outros internacionais são melhores, mas boto em questão os nacionais Malagoli e cabrera.
    Grato :João Victor

    ResponderExcluir
  9. boa noite eu tenho uma guitar ibanez rg350dx gostarira de saber qual o melhor captador para ela ja que a minha musica e estilo fernandinho obg

    ResponderExcluir
  10. Problemas tenho uma IBANEZ RG320DXFM são dois Hambucker e uma chave seletora de 5 posições,eu a desmontei-a para pinta-la mas agora não sei como montar a parte eletrica dela ela foncionava com as 5 posições,alguem pode ajudar-me

    ResponderExcluir
  11. tenho um captador dimarzio xn2 power plus pifado vc enrolaria as bobinas para mim

    ResponderExcluir
  12. Legal o blog, mas acho que os do Sérgio Rosar a nível nacional não devem nada para os estrangeiros, vale a pena conferir! Fred

    ResponderExcluir