quinta-feira, 31 de julho de 2008

Fagner ataca Gilberto Gil - "A atuação dele é um fracasso" - News


Ao comemorar 35 anos de carreira, o cantor Fagner criticou as atitudes de Gilberto Gil no cargo de ministro da Cultura. De acordo com o colunista Ricardo Calazans, do jornal carioca "O Dia" desta quinta-feira (31), Fagner não concorda com o trabalho feito por Gil no governo.


"A atuação dele é um fracasso. Ele é ausente, não pode estar no cargo dessa forma. Promove a Internet, que ainda é uma incógnita, e não combate a pirataria ostensivamente. Talvez porque nunca tenha sofrido pressões. Gil nunca vendeu discos, então não pode saber o que é perder mercado", afirma.


Nesta quarta-feira (29), Gilberto Gil pediu demissão alegando incompatibilidade em associar seus compromissos na política com sua agenda pessoal e artística. Juca Ferreira, secretário-executivo do ministério da Cultura, ocupará o lugar de Gil temporariamente.


Veja mais em Jornal o Dia Online

terça-feira, 22 de julho de 2008

Merengue Manero - Michel Leme e Saiba mais sobre o Novo CD - Michel Leme e a Firma


Olá amigos, certa noite vagava eu pela internet em busca de algo interessante sobre música e de repente encontro-me diante de nada mais nada menos que o Guitarrista Michel Leme. Ai então foi algum tempo conversando pelo msn, trocando idéias e em breve ele dará uma entrevista para o site Mestre da Guitarra que irá ao Ar por volta do dia 30 agora ou assim que estiver pronto. Durante a conversa ele comentou sobre este vídeo Merengue Manero elaborado para o site da Guitar Player e também liberou o vídeo para que eu colocasse aqui neste blog.



Para saber mais sobre o Michel Leme:


Michel Leme & A Firma:

http://www.michelleme.com/disco_michelleme_e_afirma.asp

Website:

http://michelleme.com/

MySpace:

http://myspace.com/michellemeguitarist

Blog:

http://michelleme.blogspot.com/

Vídeos:

http://youtube.com/michellemeguitarrist

O Mundo dos Arpejos – Parte II - Por Jota Sabóia - Julho de 2008


Olá amigos nesse contato vamos dar seqüência ao Mundo dos Arpejos, onde mostrarei um Estudo de Arpejos também no Campo Harmônico de “G - Em”. Dividi esse estudo em 3 exercícios usando os Arpejos de “Em” - “C” – “D”, no decorrer do braço da Guitarra. O 4 exercício é o Estudo de Arpejos que é a junção dos três exercícios.
Bom então chega de conversa e vamos ao que interessa:

Exemplo 1:


Exemplo 2:



Exemplo 3:


Exemplo 4 :
Caso a visualização não esteja legal baixe o arquivo em Guitar Pro 5.


Bem amigos, baixe aqui os arquivos dos exercícios e o Estudo de Arpejos em Guitar Pro5.

Download dos arquivos aqui




O Mundo dos Arpejos –Parte II – por Jota Sabóia



Jota Sabóia

Dúvidas e perguntas, bate papo e colaborações para:


Me adicionem no MSN e entrem na comunidade do Orkut:


Espero que Gostem e até mais!!!

sábado, 19 de julho de 2008

Guitarra Robô - Guitarra do Futuro


Quem quis tocar como Jimi Hendrix ou Jimmy Page, mas nunca conseguiu tirar os acordes certos da guitarra, a Gibson apresenta uma solução: a Gibson Robot Guitar, primeira guitarra robótica da consagrada marca de instrumentos musicais.
Para quem ainda não conhece essa é a guitarra do futuro - Robot Guitar.
A guitarra robô terá uma tiragem limitadíssima - apenas 10 peças por loja da Gibson -, mas quem colocar as mãos no instrumento não terá mais que se preocupar com afinação: a guitarra faz os ajustes sozinha, movendo as tarraxas que regulam as cordas automaticamente.
Acompanhe abaixo, alguns vídeos bem humorados sobre este mais novo produto da Gibson, imperdivél.


Além de afinar o instrumento mesmo após a troca de cordas, o sistema traz seis programas de afinação que fogem do padrão e são inspirados em clássicos do rock, como "Honky Tonk Women" (Rolling Stones), "Voodoo Child" (Hendrix) e "Going to California" (Led Zeppelin)A guitarra robótica chega às lojas no dia 7 de dezembro.

Guitar Clinic - A cara está nova e o conteúdo melhor do que nunca. Nesse Mês Greg Howe!!!


Olá amigos, o Guitar Clinic está de cara nova, agora além de Revista também será um Portal e assim será atualizado na hora que as noticias chegarem a mão. Nesse mês vocês poderam curtir uma excelente entrevista com o Mestre da Guitarra Greg Howe, além de diversas colunas de guitarra, transcrições e muito material legal.
Nesse mês você pode conferir uma coluna minha sobre Arpejos. "O mundo dos Arpejos - Parte 2" .
Aproveitem amigos e prestigiem o trabalho desse site tão legal que tem aulas gratuítas e muito conteúdo.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Lista de Blogs - O Varal está farto escolha um!!!


Blogs Achados no Orkut e listados por Marcelo Valbão


Tudo em blogspot em ordem alfabética
http://www.blogspot.com/



http://arquivossonoros.blogspot.com/ - vários albuns p/ baixar de muitos estilos diferentes http://aspartituras.blogspot.com/




http://bassko.blogspot.com/ - Bass, contrabass & Music Books

http://bassvideos.blogspot.com/ - Blog com muitos videos legais




http://br-instrumental.blogspot.com/ - já copiado: duo fel kids of

brazil

http://cifrantiga2.blogspot.com/ - MPB/Guitarra/Partituras





http://escobarguit.blogspot.com/ (blog of jose antonio escobar - classical guitar- many good links)http://fanaticosblues.blogspot.com/ - gaita - TABLATURAS


http://fret2fingers.blogspot.com/ - the guitarrist avenue

http://frzappa.blogspot.com/ - More discs in Studio Z, The complete discography of Frank Zappa

























http://kingsolomonmine.blogspot.com/ - some free classical music - alguns albuns de gt clássica






















http://planeta-contrabaixo.blogspot.com/ - Este blog tem varios artigos legais para contrabaixo






























Ai amigos uma lista de Blogs que achei no orkut e feita por um cara chamado "Marcelo Valbão" e os créditos são para ele. Se ele toca muito não sei!!!rs. Só sei que ele passa muito tempo na Net para achar um monte de Blogs legais. Brincadeira, esse cara toca mais do que eu que passo o tempo nesse blog.rs. Mas essa lista é muito Útil e resolvi colocar aqui no Blog e Que também estava na lista qundo eu achei e fiquei feliz por isso!!!

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Programa Michel Leme & Convidados ESPECIAL - Ao Vivo

Quinta-feira, 17 de Julho de 2008:

Programa Michel Leme & Convidados ESPECIAL

Nesta quinta, Michel faz o lançamento virtual do CD "Michel Leme & A Firma" tocando com Cássio Ferreira (sax), Thiago Alves (baixo) e Serginho Machado (bateria) no auditório da Cia. da Música.
Acesse o site http://www.tvciadamusica.com.br/ pra assistir ao vivo!Horário: 19h30min;
Duração: uma hora;
Endereço pra quem quiser assistir 'in loco': Rua Afonso Celso, 124 - Vila Mariana (bem próximo ao metrô);
Fones: (11) 5574-0546 e 5574-0039.

Não perca!!!



Website: http://michelleme.com
MySpace: http://myspace.com/michellemeguitarist
Vídeos: http://youtube.com/michellemeguitarrist

domingo, 13 de julho de 2008

Banda de Rock Fratello Metallo - Comandada por Frade Franciscano se apresentará no Gods of Metal

Hoje a noite vi uma matéria no Fantástico, falando sobre um Frade Franciscano Chamado "Fratello Metallo", que se apresentou em um dos maiores festivais de Metal do Mundo o Goods of Metal. Achei engraçado e interessante a coragem desse vovô do Metal e que leva a mensagem de Deus.

Uma banda liderada por um Frade Franciscano é algo que chama a atenção, não é a toa que ele foi chamado para o Festival, se apresentar com Malmsteen e companhia.

Fratello Metallo é o nome artístico do vocalista Cesare Binozzi, um frade fransciscano de 62 anos da ordem religiosa dos capuchinhos. A banda formada pelo frade chamou atenção da imprensa internacional ao ser escalada para se apresentar em um dos maiores festivais de Metal do mundo, o Gods of Metal, que foi realizado entre os dias 27 e 29 de junho, na Itália.A banda do frade já tem 15 álbuns lançados, todos de forma independente.

O último trabalho do Fratello Metallo é “Misteri”.Em entrevista ao jornal Corriere della Sera o frade vocalista explicou sobre a banda e sua iniciativa. “Não uso a música para ganhar dinheiro, mas para difundir os valores ligados à Igreja. Se a linguagem é dura, é somente porque assim é a realidade”. “O Heavy Metal é energia pura, intensa e tem sua beleza, além de conteúdo, porque faço música com letras que ajudam a entender coisas importantes sobre a fé e a vida. Os jovens não são bobos ou estúpidos. Entendem que o que digo tem sentido e valor”.
O frade surpreende ao dar outra interpretação ao famoso sinal feito pelos fãs ao levantarem os dedos indicador e mínimo. Ele altera o sinal levantando o Polegar, Indicador e Mínino e fala que: “É um símbolo do amor, quer dizer eu te amo na língua dos surdos - mudos ”, disse o frade na entrevista.
“O Heavy Metal é o oposto do satanismo. Há dois ou três grupos que se dizem satânicos, mas são poucos em milhares que nada têm a ver com o demônio.

Conheço o guitarrista do Metallica. Ele faz meia hora de oração antes de ir ao palco. No fundo é música boa e vontade de socializar”.

No YouTube é possível assistir alguns vídeos do Fratello Metallo.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Cobertura do Workshow de Felipe Andreoli e Marcelo Moreira - Mestre da Guitarra

Cobertura do Workshow de Felipe Andreoli e Marcelo Moreira - Mestre da Guitarra

Olá amigos do blog Mestre da Guitarra, ontem tive o prazer de conhecer duas grandes figuras da Cena Musical Brasileira, um foi o Felipe Andreoli(Baixista do Angra / Almah /Karma / Time Out ) , que ministrou Master Class e Workshow na escola Musimania em Fortaleza - Ceará e o outro foi o Marcelo Moreira baterista da banda ( Almah ).


Eu tive a oportunidade de ir ao Workshow que foi a noite e bem descontraído, pois os caras além de profissionais são bem divertidos. Apesar de eu ser Guitarrista, nunca imaginei que um Workshow de outros instrumentos fosse me ensinar tanto. Sempre tive a oportunidade de ir para Workshops de Guitarristas, mas de Baixo e Batera foi a primeira vez.



Workshow do Marcelo Moreira


Já tinha ouvido falar no trabalho desse baterista, mas ver o cara tocando é outra coisa,
o Workshow foi aberto com duas músicas de sua autoria, Grooves Inteligentes , viradas espetaculares e bem trabalhadas. Não é a toa que esse cara foi chamado para a banda Almah, que é o novo trabalho solo do Edu Falaschi(Angra).O Marcelo Moreira continuou com um bom tempo de conversa, várias dicas, falou sobre a sua entrada no Almah, como foi o processo de composição, gravação e como ficaram viajando de um canto para outro. Falou também como cria as levadas de bateria nas suas músicas e falou que usa muito o computador para criar os arranjos e escreve tudo no programa Cakewalk, atualmente Sonar, mas ele usa o antigo pois é mais fácil editar nele. Falou que tem muita influência na Música Brasileira e compõe seus Grooves sobrepondo o Som pesado sobre ritmos Brasileiros, o que diferencia esse baterista dos outros bateristas do Mundo. Ele citou que a música pede uma levada convecional e a maioria dos Bateras fazem somente isso, o que faz a maioria das bandas soarem iguais. E ele diferencia seu som com suas influências e com certeza esse não é um cara que soa igual a ninguém e vai ser considerado um dos melhores do Mundo. Por isso amigos creio que o CD do Almah vai impressionar muita gente. E olha que nem falei dos guitarristas.


Workshow do Felipe Andreoli


Esse todo mundo já conhece, baixista da Banda Angra, muito profissional o cara, humilde demais e toca muito. Abriu seu workshow com uma música do Angra, deu dicas de técnicas como Tapping,Pizzicato, falou sobre como começou, respondeu muitas perguntas que ajudou bastante as pessoas que assistiram seu WorkShow. Depois tocou mais algumas músicas do Jaco Pastorius, uma legal com muitos Harmônicos no baixo, tocou uma do projeto Time Out, uma do

CD da Nig 2, respondeu mais algumas perguntas e fechou seu Work com outra música do Angra.


A cobertura completa com os vídeos estaram no Primeiro Programa Mestre da Guitarra que serão disponibilizados no WebSite oficial Mestre da Guitarra que estréia dia 30 de Julho com outras novidades.

Para saber mais sobre esses dois Músicos:


Felipe Andreoli Blog:


Felipe Andreoli Myspce:



Marcelo Moreira My space:



Sou Jota Sabóia e fico por aqui, abraço e até a próxima.

sábado, 5 de julho de 2008

GARAGEM - "A Guitarra à La Vivaldi" - José Negrin abre os caminhos do incipiente Metal Neoclássico Brasileiro"




Metal Neoclássico para quem ainda não conhece é o estilo tocado pelo virtuoso e polêmico Yngwie Malmsteen. Aqui no Brasil José Negrin abre os caminhos do incipiente Metal Neoclássico Brasileiro" - Confira a matéria de 3 páginas na revista "Continente Multicultural" publicada na edição do mês de Julho! A matéria é pautada dentro de uma contextualização do trabalho desenvolvido na música erudita e na guitarra de José Negrin. "A Guitarra à La Vivaldi".










Gravado e composto em 2007 o CD Whispering é um trabalho de fusão entre a forma e estilo barroco à linguagem e timbre da Guitarra elétrica.






Escutem o som do cara e tirem suas conclusões. Eu já tive a oportunidade de estudar violão clássico, sei como tem que ralar pra tocar bem esse estilo e por isso sei o valor desse trabalho.


sexta-feira, 4 de julho de 2008

Guitar Battle Internacional

Tá afim de ouvir um som legal? Então confira o site Guitar Battle Internacional, apesar de ter o Guitar Battle nacional que eu acho que quase todo mundo já conhece, tem esse aqui também.
Nesse site além de ouvir, você pode também fazer uma conta, colocar o seu som e participar das batalhas. O Site é bem bacana e vale apena dar uma conferida.



Valeu e até mais!!!

Open Stomp Coyote 1 - Pedal de Efeitos


Pedal de Efeitos para Guitarra Open Source
Achei em um blog uma notícia sobre um projeto que vai agradar a todos os entusiastas da eletrônica, e particularmente aos guitarristas: o Open Stomp Coyote 1
Um Pedal de efeitos hoje é dia pode custar caro. Daí que este projeto Open Source seja extremamente interessante pois, para além do custo reduzido, permite que cada um crie os seus próprios efeitos e - quem sabe - conseguir a sonoridade única que tantos músicos procuram.

Quem já teve a curiosidade de saber como a guitarra pode ser usada em diversos estilos com timbres ricos e específicos. O Segredo está nos pedais, que permitem aplicar diferentes efeitos sonoros ao som que sai “puro” da guitarra.
Os mais tradicionais são o Chorus (que cria um som mais “rico”) e o Reverb (que funciona de forma semelhante a um eco, e que dá maior dimensão ao som) havendo no entanto muitos outros, tal como o caracterísitco “Wah-Wah” e a Distorção.
Embora, inicialmente todos estes efeitos fossem produzidos de forma analógica, com filtros e circuitos de feedback, é agora possível fazer mais e melhor.
O projecto está ainda na fase de protótipo e usa um processador Parallax Propeller com 8-cores a correr a 80MHz - algo capaz de feitos bem interessantes, como gerar sinais de vídeo exclusivamente por software.
Funcionando de forma totalmente digital, o Open Stomp Coyote digitaliza a entrada de áudio usando um conversor analógico-digital (ADC) de 24 bits a 44kHz e processa todos os efeitos por software, permitindo uma muito maior versatilidade do que seria possível com os pedais analógicos.
Se antigamente era normal ver um guitarrista com uma dúzia de pedais a seus pés, atualmente só utilizam um ou dois, que são capazes de fazer mais efeitos que todos os outros combinados. E é isso mesmo que podem fazer também com este Coyote: combinar todos os efeitos que conseguirem imaginar.
Para isso, basta usar um programa chamado Audio Workbench (que infelizmente está apenas disponível para Windows de momento. Mas, sendo open source, não deve demorar muito até que alguém crie uma versão para outros sistemas operativos) para gerar os efeitos que são depois descarregados para o módulo de hardware. E, mesmo que não tenha uma guitarra por perto… podem sempre ligar-lhe um microfone e divertirem-se a aplicar efeitos na sua voz. Uma voz passada por um filtro de distorção é o que há de melhor para atender vendedores chatos que não largam a sua porta ou telefone!

Beleza amigos esse conteúdo foi editado em parte e parte está na internet em um Blog muito bom sobre programação :

Até mais!!!

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Novo Site de Rafael Nery - Com Vídeos e Exercícios

Olá amigos, vejam esse vídeo com exercício cedido por Rafael Nery e que está em seu Novo Site lançado em Julho de 2008.

Baixe aqui o arquivo em Guitar Pro do Exercício desse vídeo:

Arquivo em Guitar Pro 5

Confiram o site que tem Vídeos com Aulas, Aulas do Guitar Clinic e tudo sobre o Guitarrista Rafael Nery. Eu fui um dos primeiros a ver o site que está muito bom e vale a pena conferir.


www.rafaelnery.com (inglês) www.rafaelnery.com.br ( português )

Acima o link do site!!!

Espero que gostem e até mais!!!


Entrevista com Michel Leme no programa “AGORA O NUNCA"



No próximo sábado, 5 de julho, será transmitida uma entrevista com Michel Leme no programa “AHORA O NUNCA" (ou em bom português “Agora ou Nunca”) exibido na Argentina pela rádio Signos FM, sintonizada em 92,3 Mhz.
Aqueles que não residem na Argentina podem acessar para conferir a transmissão ao vivo desta entrevista feita pela repórter Ludmila Ariana Monzón e gravada por telefone.
Há uma expectativa muy grande para a transmissão porque, embora a música instrumental não enfrente nenhuma barreira lingüística, Michel possui um DNA bem brasileiro e, com certeza, bem diferente do que os argentinos estão habituados a ouvir.
O programa começa às 17h e a entrevista com o Michel será veiculada às 18h. Não perca!


A FM Signos pode ser ouvida Online:


2º Guitar Festival - Cover Guitarra e Souza Lima

O Concurso é de âmbito Internacional que será franqueado a guitarristas de ambos os sexos. Veja o regulamento no site :
Clique no link acima ou na foto!!!

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Comunidade Guitarras e Guitarristas - VÍDEO JAM GG

Atualmente tem uma comunidade no Orkut que estou curtindo bastante, a comunidade é Guitarras e Guitarristas. Uma comunidade que se move e faz algum movimento acho que vale a pena estar nela. Aqui veremos um vídeo feito por guitarristas dessa comunidade e o bacana é ver que estão surgindo a partir daí novos nomes, alguns claro com mais profissionalismo, outros de forma mais simples porém passando o recado. E o que é bem legal é que os caras fazem umas Jams unindo diversos Guitarristas, o que fazem eles mostrarem suas formas de tocar e saindo do anonimato e sendo reconhecidos e respeitados por amigos e fãs da internet!!! É isso ai, manda ver Galera e vou fazer amizade com os caras para participar das Jams também!!!rsrs!!!

Curtam ai esse vídeo e visitem a comunidade:

Guitarras e Guitarristas

terça-feira, 1 de julho de 2008

Uma Homenagem ao Grande Mestre da Guitarra - Wander Taffo


Olá amigos do Mestre da Guitarra, eu soube de uma notícia pelo Mestre e Amigo Heraldo Paarman de que a comunidade Guitarras e Guitarristas do Orkut, fizeram uma grande homenagem ao Wander Taffo. Então tive sem dúvidas, o desejo de compartilhar essa homenagem aqui no Blog. Todos os Créditos e Méritos são da Comunidade do Guitarras e Guitarristas do Orkut, que por sinal é uma excelente comunidade.

A lista dos participantes:
01. 0:14 - 0:42 - Ricky Furlani
02. 0:42 - 1:09 - Daniel Cheese
03. 1:09 - 1:37 - Alex Baroni
04. 1:37 - 2:04 - Mateus Schäffer
05. 2:04 - 2:32 - Luiz Sacoman
06. 2:32 - 2:59 - Ezequiel Braga
07. 2:59 - 3:27 - Ricardo Aszmann
08. 3:27 - 3:54 - Marco Souza
09. 3:54 - 4:22 - Heraldo Paarmann
10. 4:22 - 4:49 - Guilherme Ziggy
11. 4:49 - 5:17 - Chileno
12. 5:17 - 5:44 - Helio Valverde
13. 5:44 - 6:11 - Paulo Grua
14. 6:11 - 6:39 - Fred Andrade
15. 6:39 - 7:07 - Ricardo Soares
16. 7:07 - final - Fred Berlowitz
Ok amigos, o link da comunidade é:
Sempre é bom ouvir notícias com essas!!! Vamos Curtir o Som que Vale a pena!!!