sábado, 26 de abril de 2008

Afinação da Guitarra


A afinação correta do seu violão é parte fundamental para que você possa harmonizar seu instrumento. Com o violão desafinado todas as músicas tocadas parecem estar erradas. Abaixo é apresentado uma explicação simples de como afinar seu violão.


1. Afinando a 5ª corda - LÁ. Para se iniciar a afinação é necessário antes termos algum som como referência. Começamos a afinação diretamente na 5ª corda pois temos fontes comuns de referência para este som. Especificamente desta corda LÁ (5ª corda de baixo para cima) podemos ter como base o som do pulso do telefone que vibra igual a 440hz. Escute o pulso do seu telefone e vá girando a tarracha da corda LÁ até que os dois sons vibrem de maneira harmoniosa, ou seja, não pareçam estar diferentes.


2. Afinando a 4ª corda - RÉ Com a 5ª corda afinada podemos até afinar a 4ª corda (RÉ) sem precisar ouvir uma outra fonte de som como referência. Para isto basta tocar a 5ª corda na 5ª casa e em seguida tocar a 4ª corda solta. Os dois sons devem ser iguais. Vá girando a tarracha da corda RÉ até que os dois sons se igualem.

3. Afinando a 3ª corda - SOLO processo aqui é igual ao anterior. O som da 3ª corda (SOL) solta deve ser igual ao da 4ª corda tocada no 5º traste. Vá girando a tarracha da corda SOL até que os dois sons se igualem.

4. Afinando a 2ª corda - SIA diferença aqui é que a 2ª corda (SI) tocada solta é igual a 3ª corda tocada no 4º traste. Vá girando a tarracha da corda SI até que os dois sons se igualem.

5 . Afinando a 1ª corda - MI (ou "mizinha")A 1ª corda (mizinha) tocada solta tem o mesmo som da 2ª corda (SI) tocada no 5º traste. Como nas estapas 1, 2 e 3. Vá girando a tarracha da corda MIZINHA até que os dois sons se igualem.

6 . Afinando a 6ª corda - MI (ou "mizão")A 6ª corda (mizão como é conhecida) tocada solta tem o mesmo som da 1ª corda (mizinha) tocada solta porém em oitavas diferentes, ou seja, o som é o mesmo embora um seja mais grave e o outro mais agudo. Vá girando a tarracha da 1ª corda MIZÃO até se igualem ao som da corda mizinha solta.

Faça o Download do Arquivo com Áudio em Mp3 com as notas das cordas soltas tocadas para servir de referência para você afinar sua guitarra:



Valeu e até mais!!!

Anatomia da Guitarra

Anatomia da Guitarra


Olá amigos, falarei gradativamente sobre os assuntos de guitarra e nessa matéria falaremos sobre anatomia da Guitarra.


Parte Elétrica

Se olharmos para o corpo da guitarra iremos ver que no seu centro, temos no caso do nosso desenho 3 (três) peças, podendo ser 1(uma) ou 2(duas) variando de acordo com o tipo de guitarra, que são chamadas de; captadores ou imãs no Brasil e pick-ups nos EUA, que cuja função é captar o som emitido pelas cordas tocadas logicamente pelo guitarrista e enviá-lo para o amplificador que por sua vez tem a função de dimensiona-lo em volume através do auto falante instalado na própria caixa do amplificador. Os imãs ou pick-ups são chamados fisicamente de "transdutores", que por definição quer dizer; qualquer dispositivo eletrônico ou eletromagnético que converte formas de energia física em energia elétrica. Havendo dois tipos básicos de pick-ups; o de Bobina simples e o de Bobina dupla. Vejamos:
1) Bobina simples: Este é o tradicional, consiste num imã enrolado por um fio de cobre muito delgado com centenas de voltas em torno da barra do imã. O modelo Fender por exemplo é usado com seis imãs individuais que são um tipo de "cabecinhas redondas" facilmente visualizáveis.
2) Bobina dupla : Conhecido como "Humbuckers", ou Humbuckings que quer dizer ; "supressores de ruídos". Os captadores de bobina simples são vulneráveis à interferência de radiação eletromagnética ou seja, eles possuem uma tendência a captar ruídos quando próximos a amplificadores ou aparelhos elétricos. Pensando nisto, um engenheiro da Gibson em 1955, decidiu criar um captador que eliminasse estes ruídos, assim surgindo os Humbuckers. Existem ainda as outras peças que completam a parte elétrica da guitarra, sendo; os potenciômetros de Controle de volume e tonalidade que são operados pelos knobs (botões que se encontram abaixo dos pick-ups à direita no corpo),a chave seletora de pick-ups podendo haver ainda uma chave defasadora ( de pick-ups ou politones ) e o jack que é a entrada do plug do fio da guitarra, que normalmente encontra-se na lateral do instrumento, que através deste fio envia o sinal para o amplificador.


Parte Fisíca
Como já foi comentado, a guitarra possui 3 partes físicas, sendo: Corpo, Braço e Cabeça. Vejamos o corpo.
1) O Corpo pode ter dois tipos básicos do ponto de vista anatômico; o acústico e o maciço. Sendo o acústico mais antigo por ser praticamente um violão eletrificado que foi evoluindo e o maciço que é um corpo sólido ( conforme o nosso desenho da Anatomia da Guitarra ).

2) O Braço da guitarra é constituído por duas partes de madeira que estão coladas obviamente e a parte posterior é a escala onde colocamos os dedos para tocar, a outra parte está encaixada no corpo.

3) A Cabeça serve para sustentar as tarraxas que estão instaladas e que servem para afinar o instrumento.

4) A Ponte que se encontra instalada na parte inferior do corpo serve para prender e sustentar as cordas que estão presas à outra extremidade já citada que são as tarraxas.

5) O Tensor é uma peça de ferro tipo uma vareta que se encontra dentro do braço com a finalidade de evitar o eventual empenamento do instrumento através de sua regulagem que deve ser feita por alguém especializado tipo, um luthier.

6) Os Trastes que estão instalados no braço são responsáveis pelo temperamento da escala que é o lugar onde pressionamos para sair os sons das notas e que chamamos de casas.
Existem ainda peças suplementares como a Alavanca ou Tremolo por exemplo, mas que ,são mais usadas em determinados estilos tipo; Rock.
Quanto a afinação da guitarra temos como padrão standard a seguinte relação;

Considerando as cordas da guitarra debaixo para cima;
6 (sexta) corda = MI
5 (quinta)corda = LA
4 (quarta)corda = RÉ
3 (terceira)corda =SOL
2 (segunda)corda = Si
1 (primeira) corda = MI


sábado, 19 de abril de 2008

GUIA DE ESTUDO - Por Jota Sabóia


GUIA DE ESTUDO
Primeiro pergunte a você mesmo: “Onde eu quero chegar?” Trace suas metas e lute para alcançá-las.
Não seja fraco e não desista. O mundo não dá tapinha nas costas, a vida é difícil para todo mundo. Seja a cada dia melhor do que você mesmo e não melhor dos que os outros. Vença seus limites físicos e psicológicos. Assim naturalmente será um músico bom, com a cabeça legal e terá bons frutos da sua Música!!!


TABELA DE ESTUDO
*Dia da semana: Segunda

Conteúdo Técnico: Palhetada ( ), Ligados ( )

Demais Itens de Estudo: Repertório ( ), Audição ( )


*Dia da semana: Terça

Conteúdo Técnico: Vibratos ( ), Bends ( )

Demais Itens de Estudo: Interpretação ( ), Audição ( )


*Dia da semana: Quarta

Conteúdo Técnico: Slides ( ), Tapping ( )

Demais Itens de Estudo: Leitura ( ), Audição ( )


*Dia da semana: Quinta

Conteúdo Técnico: Sweep Picking ( ), Alavancadas ( )

Demais Itens de Estudo: Criação ( ), Audição ( )


*Dia da semana: Sexta

Conteúdo Técnico: String Skiping ( ), Harm Artificiais ( )

Demais Itens de Estudo: Repertório ( ), Audição ( )

Repertório: pegue qualquer música que ache legal que você tenha vontade de tocar e estude-a. Pode ser a base da música, riff, solo, etc. Lembre-se de respeitar seu nível.Audição: Escolha uma música por semana para ouvir e desenvolver sua percepção, descobrindo Instrumentos, timbres,Efeitos e etc...

Interpretação: Não importa o que você vai tocar e sim como vai interpretar. Coloque elementos do seu estilo, suas melhores técnicas, tente dar sua cara a música.
Criação: crie um riff, solo, exercício com o conteúdo estudado.
*Se concentre naquilo que estiver estudando e sempre use um metrônomo, pois assim você tem um parâmetro para medir seu desenvolvimento. Certifique-se de que a sua coluna não esteja torta, que suas mãos estejam nas posições corretas e relaxe, com tensão os resultados não serão alcançados.
A cada 1 hora de estudo descanse 10 minutos, para que não venha pegar uma tendinite, ( L.E.R. – Lesão por Esforço Repetitivo) e ficar impossibilitado de tocar.
Não pegue Trem!!! Quer dizer não queira tocar tudo rápido na velocidade da luz. Tenha Calma!!! Aumente a dificuldade e depois passe para outro tópico da lista. Estude cada assunto de 15 a 30 minutos e depois mude, assim você não ficará entediado e conseguirá estudar por mais tempo. E matenha sempre uma regularidade em seu estudo e em algum momento você mesmo sentirá que está tocando melhor!!!
A tabela acima é um Cronograma de estudo de 2 horas diárias, que permite ao estudante se concentrar melhor em cada tópico/técnica especifico/a, trazendo resultados muito mais rápidos! Você não precisa seguir este modelo! Crie o seu próprio roteiro de estudo e faça o seu tempo render da forma que achar melhor, o importante é estudar com atenção e dedicação!!!

*Lista de repertório: (Solos, Transcrições, harmonias e etc...)
Seu Repertório Particular:
Exemplo:
- Summer Song
- sultants of swing

*Lista de músicas para audição: (Se possível uma por semana)
Exercício para percepção: Ouvir a música e analisar quais são os instrumentos usados, efeitos, Tom da Música: Harmonia – Acordes Utilizados, Solo: Escalas Utilizadas, Arpejos e Técnicas.
Apenas ouvir e Identificar. Depois botar tudo em uma folha separada.
Exemplo:
- Layla – Eric Clapton
- The Wall – Pink Floyd
-
-
Lista de Criação :
Após um estudo de alguma escala ou técnica, crie alguns licks e variações e dê um nome a eles. Anote o lick em um caderno de Música ou algum programa do tipo “Guitar Pro 5”. Futuramente esse lick pode servir para uma composição própria ou ser incorporado em seu fraseado.
Exemplo:
- Lick em Penta de “Am”com “Bend”.
- Arpejo Maior de “C” com “Tapping”
Tabela para estudo progressivo
Dia
BPM
Segunda
100 (colcheia)
Terça
120 (colcheia)
Quarta
72 (semínima)
Quinta
80 (semínima)
Sexta
88 (semínima)
Sábado
96 (semínima)
Domingo
100 (semínima)
Valeu amigos espero que gostem, deixem seus comentários e ajudem a fazer o blog com dicas, aulas, vídeos interessantes e etc... Esse espaço é público e democrático para todos os guitarristas e violonistas. Bom estudo e muito Som!!!
Guia de Estudo
Por Jota Sabóia

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Lippo Rock Guitar - Técnica no Blues


"Lippo Rock Guitar - Guitarrista Profissional e Professor de Guitarra na Itália, tocou no "Made in Brasil" Banda de Rock e Blues Brasileira em 1979,1986, e 1987. Fellipo “ Lippo” Carlo Baldassarini atualmente toca em seus projetos de Blues e Rock fazendo diversas Apresentações pela Itália. Lippo Rock Guitar será é colunista do Toque de Mestre Guitar e nos ensinará um Pouco sobre o Mundo do Blues."
http://www.myspace.com/lippometalman

"O Blues necessita de um motivo interior, ninguém acorda bluesman. Deve existir uma motivação interior cultivada no tempo.”

Técnica no Blues
Um guitarrista maduro naturalmente, procura um toque dinâmico. Usando a palheta e os dedos para dar um toque slap ou em outros termos thumb stick. Puxando a corda e soltando com o dedo médio e anelar enquanto a palheta permanece onde está… Em meio ao solo em lugares pré-definidos em termos de tensão e resolução, com um simples acentuar de pressão da palheta, se aumenta ou diminui a intensidade e volume da nota ou mesmo da inteira seqüência escolhida, conferindo assim uma expressão quase humana ao solo. Porém quanto mais distorção for adicionada à guitarra, mais difícil se torna dominar esta técnica. Procurar ouvir os clássicos ajuda muito, inclusive obras para saxofone. A parte teórica nesse nosso caso não importa muito, pois falamos de técnica de execução. E é Importantíssimo: Equilibrar a pressão da palheta é muito importante realmente.
A pressão dos dedos nas cordas deve ser estudada caso a caso. Dependendo do tipo de voz que desejamos conferir ao solo. Uma dica pra esclarecer o quesito formas de expressividade é o de procurar exercitar solos utilizando notas na mesma corda, escalas horizontais, deslizando de uma para outra nota, acentuando o tempo forte de acordo com o groove do acompanhamento. Inicialmente podemos começar sobre uma base bem simples. Construindo aos poucos frases completas. A seguir adicionaremos mais cordas, compondo solos cada vez mais extensos. A técnica de vibrato lateral da mão das cordas deve ser outro aspecto muito bem cuidado. Exercitando as mais variadas velocidades de expressão de acordo com o contexto da musica. Outro capitulo muito importante è a nitidez do instrumento tocado, a qualidade do som, nunca exagerar nos efeitos e conseguir mesmo que emita um som claro e quente, cremoso adicionando um bom compressor e um igualmente bom overdrive. Procurando um som doce, controlável, à vontade, o resto é fantasia e paixão…
No Blues o que conta realmente è a qualidade de expressão, o som certo para a musica. Pesquisar é importante também, ouvir artistas diferentes entre si no estilo. Um exemplo de som moderno é o guitarrista americano Joe Bonamassa, o guitarrista Warren Haynes do Gov't Mule, guitarristas slide tais como Kirk Lorange, Cris Rea, e o imenso Sonny Landreth (um mago). “O Blues necessita de um motivo interior, ninguém acorda bluesman. Deve existir uma motivação interior cultivada no tempo.” O Blues è romântico sim, mas dominar os vários grooves, encadeamentos de acordes, vozes, sobreposições de arranjos não è exatamente simples, requer alguns anos de preparação. A condução rítmica é um problema muito normal para quem começa no estilo, sem a devida atenção soa tudo igual da primeira a ultima musica. Dai a cumplicidade entre o baterista e o baixista ser obrigatória. O estudo dos mais variados grooves em conjunto pode ajudar muito. Mesmo como trabalho de depuração no ensaio, repetir algumas vezes certos padrões rítmicos e mudar para outro completamente diferente, voltar ao primeiro e encaixar um terceiro sem mudar de seqüência de acordes, mudar apenas o padrão térmico, como puro exercício para banda, procurando sim a facilidade de mudança de ritmo. Saber o que é um shurffle, um zideco, um slow blues, saber a diferença entre o rock blues inglês e o norte americano, adicionar algumas frases de country blues, conhecer algumas estruturas de gospel songs e o mais importante: Saber o porquê e quando utilizar esta ou aquela técnica.
Mas o mais quente... A convicção, sem esta não existe bluesman que fique de pé. Sem assustar… Um musico de Rock pode tocar razoavelmente bem em cinco anos, no Blues este período é apenas inicial, pois como já havia dito são muitos os fatores para poder tocar o blues realmente bem, alguns anos de janela são necessários.
Claro que tocar algumas seqüências é uma coisa até fácil, porém criar todo um trabalho variado e de qualidade leva tempo. Até a próxima…
Técnica no Blues
Por Lippo Baldassarini
Ouça o som de Lippo no site acima.

Violão Básico - Acordes Básicos


Olá amigos diante de alguns pedidos colocarei algumas aulas aqui para iniciantes, Lembrando que por questões de tempo eu colocarei aqui algum material já disponível na internet, quando eu mesmo fizer a aula eu falarei também.
Inicialmente vamos falar sobre o básico do violão:Cifras,Acordes básicos,Ritmos e outros assuntos para estudo de iniciantes.

Primeira parte = Os acordes para a mão esquerda
Um dos primeiros passos, e o mais importante, para se aprender a tocar violão, é conhecer os acordes e como executá-los. Os acordes são os elementos que dão forma à música.
Aqui você trabalhará com 21 acordes básicos para o violão. Eles são fáceis, e servirão para executar a maioria das músicas. Duas dificuldades serão encontradas de início: Executar os acordes produzindo a sonoridade necessária, especialmente nos acordes que utilizam pestana (acordes em que o dedo indicador da mão esquerda aperta todas as cordas, fato que é simbolizado nos desenhos por uma "flechinha".) ; A segunda dificuldade é a de produzir o ritmo com a mão direita. Para isso recomendo que as primeiras músicas a serem tocadas sejam as que tem poucos acordes e de ritmo lento, o que facilitará grandemente a execução das músicas.
Vale lembrar que cada acorde pode ser designado por uma letra, que é colocada sobre as frases da música, indicando os acordes que devem ser executados em cada parte .
Estes acordes devem ser trabalhados com clama, passo a passo.

ACORDES MAIORES:




ACORDES COM SÉTIMA:



ACORDES MENORES:

Esses são alguns dos acordes mais básicos, em breve postarei mais conteúdo para iniciantes valeu e até mais!!!

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Metrônomo Online


Sempre que vamos estudar, temos que estar atento à duas coisas principalmente: à melodia, e ao ritmo da música. Não é nada anormal em determinado momento, atrasarmos ou adiantarmos o andamento, porém isso não é nada recomendável, ou agradável que aconteça quando estamos tocando pra valer.Você pode contornar isso, utilizando-se de um metrônomo. Alguém pode perguntar, mas que bicho é esse? Pois bem, um metrônomo é um dispositivo destinado a marcar o andamento, e a formula do compasso de uma música (2/4, 3/4, 4/4 etc…). É um aparelho bem antigo, que antigamente era fabrigcado com um mecanismo semelhante ao dos relógios. Hoje com a evolução da tecnologia, existe inúmeros modelos digitais, dotados de vários recursos como: diapasão, afinador, etc…Os preços variam entre 30 e 200, dependendo da marca e recursos. É um ótimo investimento. Fiz uma pesquisa, e o que ofereceu o melhor custo benefício foi o da marca Groovin (comerceializado pela Grellmann) que vai de 30 a 320 BPM’s também tem recursos de afinador, entrada p2 etc, realmente vale a pena.
Aqui vai um site que tem um metrônomo Online :




muito bom e legal Vale a pena conferir.