segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Escala Maior Natural






Escala Maior Natural
Quem nunca ouviu falar no velho Dó Ré Mi? Pois é amigo tudo parte dai.

A escala de "Dó" maior natural é formada por:
C D E F G A B C
e gera uma sequência que vem em Tons e Semitons,que determinam a escala Maior:
Tom Tom Semitom Tom Tom Tom Semitom
ok,isso é só relembrando, pois quase todo mundo já sabe.
Entrelinhas(Dica Importante) :Bem abaixo veremos os Shapes da escala Maior de "C".
Em todo o braço veremos 5 Shapes diferentes e que ao usá-los em um solo,geralmente muitos novos guitarristas vêem apenas 1 Shape(Qualquer um dos 5 Shapes),de forma isolada, enquanto o certo é ter uma visão no braço todo.

Como assim?

Pela lógica os 5 Shapes são da escala de Dó Maior, Sendo assim, temos que ver esses desenhos como uma só escala.
"Uma grande escala que abrange todo o braço".
É dificil eu falar e você entender facilmente, mas é preciso ter mecanismos práticos parase enxergar dessa forma.

Siga o Raciocínio:Vejamos uma Escala de "Dó" em um 1ºShape e 2ºShape.Ok,se durante uma progressão de Acordes,tipo:

"II V I" - "Dm7 / G7 / C7+",

se você usar o Shape 1 sozinho, ele será só o Shape 1 e se você usar o Shape 2 sozinho, ele será só o Shape 2. Porém se você usar o Shape 1 de forma ascendente e o Shape 2 de forma descendente, ai você estará começando a pensar em 2 desenhos e expandindo a escala pelo braço.
OBS: A idéia Central então é: Usar a escala em todo o braço e não só um desenho ou Shape sozinho.

Ok.Vamos aos Shapes:
(Shape 1)











(Shape 2)











(Shape 3)











(Shape 4)











(Shape 5)









Exercício Motanha Russa: Subindo e descendo nas escalas( Mecanismo para expansão )

Serve para explorar a escala no braço todo do instrumento.

Ok ,amigos espero que gostem e até mais!!!

Escalas



Olá GuitarManíacos de todo o Brasil, desde que tive apenas a idéia de criar esse Blog, uma das vontades iniciais que eu tinha erafalar sobre todos os assuntos que envolvem a guitarra, tais como: Harmonia,técnica e Improvisação. Vou começar falando sobre escalas,que para muitos guitarristas jovens é um dos assuntos mais interessantes. Os caras aprendem uma pentatônica e começam a improvisar,criar idéias e assim ingressando no mundo do solo.Inicialmente abordarei as escalas:
* Maiores
* Menores
* Pentatonicas Maiores
* Pentatônicas Menores

E então após essas escalas, abordarei outras escalas e outros assuntos.
OBS: Não colocarei somente escalas, mas darei também dicas importantes para desenvolvimento no solo e improviso nas entrelinhas dos Shapes e exercícios.






É isso ai amigos, desejo muito Estudo e Muito Som!!!
Jota Sabóia

domingo, 10 de fevereiro de 2008

"100% Jimmy Page"

Olá galera, aproveitando a volta do Led Zeppelin, vou falar hoje de James Patrick Page, conhecido como Jimmy Page, (nascido em 9 de janeiro de 1944)é um famoso guitarrista inglês.Page é famoso por ser um dos guitarristas que mais influenciaram o rock 'n' roll.Foi membro fundador do Led Zeppelin e,antes disso, pertenceu aos Yardbirds desde 1966 até 1968.Jimmy Page é considerado por muitos um dos maiores guitarristas de todos os tempos, estando no mesmo patamar de talento que Eric Clapton, e Jimi Hendrix. estando classificado em nono lugar na Lista dos 100 maiores guitarristas de sempre pela Revista Rolling Stone.Page e Jeff Beck, que nasceram vizinhos em Inglaterra,tocaram ambos nos Yardbirds e foram dos primeiros guitarristas a popularizar o uso da distorção e 'feedback' eletrônicos com a fuzzbox de Roger Mayer.Nesta Aula separei alguns licks de Page, truques e Solos mais famosos como o de "Stairway to Heaven" e "Black Dog".Quem já ouviu falar mais ainda não teve o prazer de conhecer, esse é sem dúvida um dos maiores Guitarristas de todos os tempos, com vocês Jimmy Page.


Ai vai um link com músicas de Jimmy Page e Robert Plant:

Licks de Jimmy Page:
Lick 1: Aqui temos um dos licks mais famosos de Page, o lick final do solo da música Stairway to Heaven. Esse lick é feito sobre a pentatônica de Am, sendo construído sobre o arpejo de Am, percebam as notas A, C, E, que fazem parte da tríade menor de A.






Lick 2: Usar ligado com corda solta é uma das idéias preferidas de Page. Podemos conferir idéias parecidas em vários de seus solos, como Black Dog, Whole Lotta Love e Rock 'n' Roll de onde retiramos o exemplo transcrito.






Lick 3: Agora temos um dos meus licks favoritos do Page retirado da música Good Times Bad Times. Jimmy Page usou um padrão bem legal e veloz sobre a pentatônica de Em/G para criar um efeito bem interessante.







Lick 4 :Saturar uma idéia é uma ótima técnica de composição ou improviso e Jimmy Page é mestre nisso, aqui temos um lick retirado da música Rock 'n' Roll, mas podemos encontrar esse truque em quase todos os solos do guitarrista, vide Stairway to Heaven, Communication Breakdown, Whole Lotta Love, Black Dog, etc.








Lick 5: O quinto e último exemplo dessa semana especial foi retirado da música Black Mountain Side. Page utiliza nessa música uma afinação alternativa, D A D G A D, do grave para o agudo.







"Black Dog"


(Parte 1)


(Parte 2)


(Parte 3)
(Parte 4 )



Stairway to Heaven

(parte 1)
(parte 2)
(parte 3) (parte 4)




Ok Amigos, essa é minha contribuição em relação ao Jimmy Page e é apenas a ponta de um iceberg chamado "Led Zeppelin" uma banda dos anos 70 que merece a atenção por ter feitos um som tão rico e cheio de atitude, que ganha novos fãs até os dias de hoje. Espero que tenham gostado e até a próxima.

Valeu, Muita Paz e Muito Som!!!

Toque de Mestre



Olá amigos, eu sou Jota Sabóia, Guitarrista, Violonista e Professor de Guitarra a 12 anos e aqui nesse Perfil estarei colocando algumas Aulas de Violão e Guitarra Online, Dicas de Sites, Downloads de CDs e diversas informações. Com intuito de esclarecer e tiras dúvidas comuns e complexas, ajudando assim um pouco mais os novos e veteranos Guitarristas e Violonistas de todo o Brasil e até do Mundo.