quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Escala Menor Harmônica - Aula sobre o assunto da Enquete - Por Jota Sabóia

Bem amigos da Rede Globo, estarei aqui nesta aula falando sobre o assunto vencedor da enquete. A enquete fiz há um tempão atrás e devido a muitos compromissos de Aulas com alunos e projetos de música estou tendo tempo de fazer só agora e enfim cumprindo minha palavra.

O Assunto vencedor da enquete foi a Escala Menor Harmônica e pensei em logo de cara passar alguns licks em cima dessa escala, ai pensei: tem gente que nem os desenhos dessa escala sabe direito, então resolvi botar os desenhos dessa escala primeiro e em seguida uns licks em Menor Harmônica.

Sobre a Escala Menor Harmônica: Escala muito explorada no Heavy Metal e excelente para usar junto com arpejos e variando com outras escalas.
A Escala Menor Harmônica é parecida com a Escala Menor Natural (modo eólio), diferenciando-se apenas por sua sétima elevada em um semitom.

Veja:

Escala Menor Natural – A B C D E F G A

Escala Menor Harmonica - A B C D E F G# A


Vamos aos Desenhos:


Desenho 01: ( Clique na foto para visualizar melhor)


Desenho 02: ( Clique na foto para visualizar melhor)

Desenho 03: ( Clique na foto para visualizar melhor)


Desenho 04: ( Clique na foto para visualizar melhor)


Desenho 05: ( Clique na foto para visualizar melhor)


Desenho 06: ( Clique na foto para visualizar melhor)



Note que do desenho 07 em diante os desenhos se repetem, mas para que você possa visualizar no braço botei aqui também:

Desenho 07: ( Clique na foto para visualizar melhor):





Desenho 08: ( Clique na foto para visualizar melhor)










Baixe aqui todos os arquivos em Guitar Pro 5 :

Arquivos em GP5

Pronto, esses são os desenhos em seguida estarei postando três exemplos nessa mesma Escala.
Escala Menor Harmônica Espero que Gostem!!!



Escala Menor Harmônica
Por Jota Sabóia
jotasaboia@mestredaguitarra.com.br

Jota Sabóia Dúvidas e perguntas, bate papo e colaborações para: Email e MSN: jsaboia777@hotmail.com

Me adicionem no MSN e entrem na comunidade do Orkut: Comunidade no Orkut Link

Apoio:



























11 comentários:

  1. por favor vc poderia me passar as escalas harmonica de do,re,mi,fa se conseguir muito obrigada

    ResponderExcluir
  2. Cara, muito legal hein?! Somente os arquivos do GP não estão mais válidos, mas já salvei esses aí mesmo, vou imprimir pra decorá-las, quero tocar música árabe na guitaaaaa! heheh
    Valeu, abraços

    ResponderExcluir
  3. O Link ta quebrado...nao ta abrindo mais T.T

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante amigo, mais esse desenho está em qual campo harmonico, daria para juntar com os modos gregos?

    ResponderExcluir
  5. É só levar em consideração que A menor é a relativa de C maior.
    aí se pode usar dentro de campo harmônico de C maior.
    Mas há outros campos maiores que também poderiam se aplicar tal técnica.

    ResponderExcluir
  6. Olá sou Felipe do RJ e gostaria de aprender a tocar guitarra baiana, vocês poderiam me ajuda.

    ResponderExcluir
  7. estou começando agora e eu estou um pouco confuso com escalas!!! vocês poderiam me ajuda???

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo material, muito bom!!!! estou entrando no mundo do blog agora eu sou guitarrista a 12 anos e o mestredaguitarra é um espelho para mim.. se fosse possível gostaria de umas dicas sua,,, pois ainda sou leigo em blogs,,, desde já agradeço...

    ResponderExcluir